Mais de 450 operacionais combatiam às 00:30 de hoje incêndios nos concelhos de Penacova e Cinfães, os dois fogos ativos em Portugal continental que causavam mais preocupação e mobilizavam mais meios, segundo a Proteção Civil.

De acordo com a informação disponível às 00:30 no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo na localidade de Lorvão, em Penacova, distrito de Coimbra, que deflagrou pelas 15:30 de segunda-feira, era o que mobilizava mais meios, com 372 bombeiros, apoiados por 110 meios terrestres.

Num ponto da situação feito pelas 22:00 de segunda-feira, fonte da ANEPC referiu à agência Lusa que o combate a este incêndio estava a correr “de forma favorável”.

“Grande percentagem do incêndio já está em rescaldo e dominado, só uma frente está a suscitar preocupação mas não tem muita intensidade e esperamos que consiga ser dado em resolução dentro de algumas horas”, salientou a mesma fonte.

O incêndio deflagrou numa fábrica de palitos na freguesia do Lorvão e progrediu depois para zona florestal, explicou durante a tarde à agência Lusa fonte do CDOS de Coimbra.

Em São Cristóvão da Nogueira, concelho de Cinfães, distrito de Viseu, um fogo que deflagrou às 19:45 de segunda-feira estava a ser combatido pelas 00:30 por 84 bombeiros, com o apoio de 23 meios terrestres.

Fonte do CDOS de Viseu adiantou à Lusa, pelas 00:15, que o fogo estava a lavrar em zona de mato e a ser combatido pelos meios no terreno, não se encontrando próximo de habitações.

No total, os oito incêndios ativos em Portugal continental mobilizavam 583 operacionais, apoiados por 171 viaturas.

Em resolução ou fase de rescaldo, encontravam-se 32 incêndios pelas 00:30, que concentravam 1.324 operacionais, com 408 meios terrestres.

Entre estes, estavam os incêndios que deflagraram esta tarde no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, e na Caranguejeira, em Leiria, e que mobilizaram um grande número de meios, tendo sido dominados ao início da noite, segundo referiu à Lusa fonte da ANEPC.

Também o incêndio que lavrava desde domingo em Amarante, no distrito do Porto, foi dado como dominado esta tarde, segundo o CDOS do Porto.

No domingo, o ministro da Administração Interna adiantou que o estado de alerta especial vermelho entrará em vigor na terça-feira nos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu, anunciando o reforço da fiscalização pela GNR e pelas Forças Armadas.

Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião, por videoconferência, com membros de outras áreas governativas para avaliar as condições meteorológicas e do risco de incêndio, José Luís Carneiro referiu que foi decidido “manter o nível de risco e de perigosidade nos termos em que vinha sendo feito até ao dia de hoje”, tendo já ficado agendada uma reavaliação para quarta-feira.

Cerca de 120 concelhos localizados sobretudo no interior Norte e Centro do país apresentavam no domingo perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A maioria dos concelhos do Norte e do Centro estavam em risco máximo de incêndio, o Algarve estava tendencialmente em risco muito elevado e quase todo o Alentejo em risco elevado de incêndio, segundo o IPMA.

O perigo de incêndio rural vai manter-se em risco máximo de incêndio no interior Norte e Centro do continente pelo menos até quinta-feira, prevê o IPMA.

 

Por: Lusa