O incêndio que deflagrou na segunda-feira na freguesia de São Marcos da Serra, no concelho de Silves, distrito de Faro, entrou em fase de resolução às 09:00, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operação de Socorro (CDOS).

Às 09:20, o fogo, que deflagrou por volta das 13:00 de segunda-feira perto da localidade do Fica Bem, na freguesia de São Marcos da Serra, concelho de Silves, no distrito de Faro, mobilizava 597 operacionais, com o apoio de 204 meios terrestres e nove meios aéreos.

Na segunda-feira, fonte do CDOS de Faro disse à Lusa que "face à progressão das chamas", a Proteção Civil pediu à GNR a retirada dos habitantes de diversas povoações, nomeadamente, do Monte das Zorras, Alcarias, Novas, Corte Peral, Chaminé, Boião e Casas Velhas, na zona de São Marcos da Serra.

Este incêndio levou na segunda-feira à tarde ao corte do Itinerário Complementar (IC) 1, além da Autoestrada do Sul (A2), entre Ourique (Beja) e São Bartolomeu de Messines (Faro).

De acordo com a ANEPC, às 09:30 combatiam os dois incêndios em curso no distrito do Porto e Vila Real 83 operacionais, apoiados por 22 veículos, um meio aéreo.

Mais de 1.200 operacionais combatiam 19 incêndios - entre fogos em curso, resolução e conclusão - em Portugal continental, com o auxílio de 391 veículos e 12 meios aéreos.

 

Por: Lusa