Município de São Brás de Alportel lança projeto de Ninho de Empreendedorismo Agrícola

O Município de São Brás de Alportel, através do Gabinete do Empreendedor, promoveu esta terça-feira, 14 de junho, a segunda edição do Fórum de Ideias de Negócio, com o objetivo de dar a conhecer novos projetos de empreendedorismo, promover a partilha de ideias de negócio e divulgar serviços e medidas de apoio.

Cláudia Contreiras Interiores, Nuno Clara – Microvegetais, Substancia3d, We Stream Algarve – Canal Interativo, Grupo Amor aos Molhos, Chaveca & Janeira, Circular, Hortireel, Vintage Studios, Raquel Taveira eventos, Sul Office, UmArroba, Bindy, Motor Home Eco Park, Portos House, Un autre Monde – Centro de Bem-Estar e Sister foram os projetos participantes neste fórum, aos quais se juntaram ainda os testemunhos da coworker Eleutéria Sousa, cujo negócio está sediado no Espaço Coworking do Município e de duas empreendedoras cujos projetos estão instalados no Ninho de Empreendedorismo 4 olhos, respetivamente Nívea Silva e Paula Sobral.

Uma tarde plena de empreendedorismo, que permitiu dar o merecido “palco” aos empreendedores do concelho, permitindo dar a conhecer os mais diversos projetos em curso no concelho,  motivadores da criação de parcerias que dinamizem a economia são-brasense.

Dirigindo-se aos presentes, o presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, frisou que este fórum pretende ser um espaço “para a partilha e criação de sinergias, para darem a conhecer e promoverem os vossos projetos” e deixou votos de que tanto os empreendedores como as empresas do concelho continuem a dar passos rumo ao sucesso que, naturalmente, também é o sucesso do concelho.

É com esse propósito que o Município tem procurado desenvolver ferramentas e estratégias de promoção do desenvolvimento económico e de apoio às empresas do concelho. Ferramentas e estratégias que visam também atrair novos investimentos que possam reconhecer as vantagens de instalar empresas neste concelho que Vitor Guerreiro sublinhou ter uma localização privilegiada, boas condições para viver, trabalhar e investir e uma comunidade ativa e hospitaleira.

Destacando a valentia, persistência, resiliência e capacidade de inovação dos empreendedores são-brasenses, a Vice-presidente Marlene Guerreiro que moderou o Fórum apresentou o novo projeto municipal de incubação de empresas: o Ninho de Empreendedorismo Agrícola, que virá enriquecer a Rede de Espaços de Incubação do município e que deverá estar disponível no último trimestre deste ano.

Um projeto que tem o intuito de ajudar empreendedores que querem dar os primeiros passos na produção agrícola, para comercialização, através da cedência temporária, com custos acessíveis, de parcelas de terreno do município,  localizados junto à Circular Norte da vila.

Em 2020, o Município abriu as portas do Espaço Coworking, em 2021 inaugurou o Ninho de Empreendedorismo 4 Olhos. Em 2022, deverá nascer o terceiro projeto da Rede de Espaços de Incubação, com o novo Ninho de Empreendedorismo Agrícola.