Ciente da importância do património material e imaterial tanto a nível histórico e cultural, mas também do seu contributo para a dinamização turística e económica do concelho, o Município de São Brás de Alportel criou um programa que celebra o património até 13 de outubro com conferências, conversas, atividades para miúdos e graúdos e passeios pedestres à descoberta do património são-brasense.

O Município de São Brás de Alportel associa-se mais uma vez às Jornadas Europeias do Património com um programa que dá a conhecer o património material e imaterial do concelho até 13 de outubro.

O programa teve início a 10 de setembro com a conferência: «A propósito de Romance Histórico». Um encontro especial em que o escritor e médico Renato Santos revelou alguns dos ingredientes essenciais para a construção de um romance histórico e a razão porque este é o tipo de romance mais complexo e até a origem da palavra «romance»!

Renato Santos, é também o orientador do Ciclo de Conversas com História que tem lugar marcado no Museu do Traje, esta sexta-feira, dia 23, pelas 18h00 e vai debruçar-se sobre o tema: «Muçulmanos e Cristãos em São Brás de Alportel: vida e obra de Ibn Ammâr».

No sábado, 24 de setembro, miúdos e graúdos estão convidados para «Uma viagem ao Tempo dos Romanos», no Jardim da Verbena, em pleno Centro Histórico. Entre as 15h00 e as 19h00 vai ser possível participar em jogos temáticos e workshops e assistir a espetáculos de dança do ventre, construir gládios e tiaras, entre muitas outras surpresas.

Também neste dia, será possível visitar gratuitamente vários espaços do concelho como o Espaço Memória, localizado no 1.º andar do edifício da Câmara Municipal, o Centro de Artes e Ofícios, a Casa do Artesão, a Casa Memória da Estrada Nacional 2 e o Museu do Traje que vai ainda proporcionar visitas guiadas às exposições e uma visita especial às reservas do Museu.

O domingo, 25 de setembro, começa com um convite para um passeio «Pelos itinerários da água: entre fontes, poços, noras e hortas». Formas arquitetónicas que marcam e identificam, ainda hoje, a paisagem do barrocal algarvio, em geral, e a são-brasense em particular. Testemunhos vivos do modo como o Homem, durante séculos, se relacionou com o território utilizando o seu engenho e arte no aproveitamento da água.

O passeio tem o Terminal Rodoviário como ponto de encontro e partida que está marcada para as 9h00.

Uma iniciativa de participação gratuita mas de inscrição obrigatória através dos contactos:289 840 004 ou municipe@cm-sbras.pt.

«A pré-história em São Brás de Alportel» é o tema da conferência de encerramento do programa são-brasense das Jornadas Europeias do Património 2022 e tem lugar no Espaço Memória do Município no dia 13 de outubro, pelas 18h00. Os arqueólogos e investigadores António F. Carvalho e Angelina Pereira vão abordar esta temática.