O projeto Heróis da Fruta da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), dez anos depois do seu lançamento nas escolas, chega ao pequeno ecrã com uma série de animação portuguesa com 26 episódios

que retratam as aventuras de um grupo de super heróis que querem salvar o planeta “à dentada”, viajando pelo país à procura de frutas e legumes de origem nacional para ganharem superpoderes. A estreia está marcada para o Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, com emissão no Canal Panda, RTP2, RTP Madeira, Porto Canal, Local Visão TV e Meo Kids. Nesta data chega também às lojas o livro solidário inspirado na série. Link para download do teaser da série: https://we.tl/t-YgRMCtSnBv

Mário Silva, presidente da APCOI e coordenador nacional do projeto Heróis da Fruta explica que “esta série é uma adaptação para desenhos animados da iniciativa Heróis da Fruta que a APCOI implementa nas escolas, desde 2011, para prevenir a obesidade infantil, através do incentivo ao consumo diário de frutas e legumes, nas quantidades recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que já melhorou os hábitos alimentares de 502.122 crianças”.

Depois de conquistar mais de meio milhão de alunos nas escolas em Portugal, o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, chega agora ao pequeno ecrã com a participação especial dos atores Jessica Athayde e Diogo Amaral que dão voz às personagens principais desta série.

“Adorei dar voz à personagem Sushi neste projeto da APCOI. É fundamental formarmos os nossos filhos para bons hábitos alimentares. Espero que os Heróis da Fruta ajudem a despertar novos hábitos nas casas de quem nos vai ouvir.” afirma a atriz Jéssica Athayde a propósito da sua participação.

Para o ator Diogo Amaral "Enquanto pai, poder dar a voz pelo projeto Heróis da Fruta é para mim algo muito especial. Espero que esta ação da APCOI ajude a sensibilizar muitos pais e crianças e que as refeições fiquem mais coloridas.”

Ao longo dos 26 episódios, os Heróis da Fruta vão dar o seu exemplo positivo às crianças e provar vários hortofrutícolas de origem nacional: Kiwi de Portugal (16/out); Melancia do Ladoeiro (17/out); Uva do Ribatejo (18/out); Abóbora de Soza (19/out); Amendoim do Rogil (20/out); Agrião de Água de Almancil (21/out); Romã do Alentejo (22/out); Amora do Minho (23/out); Laranja do Algarve (24/out); Ananás dos Açores (25/out); Azeitonas de Elvas e Campo Maior (26/out); Cereja do Fundão (27/out); Cebola Roxa de Montemor-o-Novo (28/out); Cenoura Baby Alentejana (29/out); Batata-Doce de Aljezur (30/out); Pêra Rocha do Oeste (31/out); Morango de Mirandela (01/nov); Mirtilo de Sever do Vouga (02/nov); Pêssego da Cova da Beira (03/nov); Feijão-Frade da Lardosa (04/nov); Tomate de Alvalade do Sado (05/nov); Figo-da-Índia Português (06/nov); Meloa de Santa Maria (07/nov); Banana da Madeira (08/nov); Melão de Almeirim (09/nov) e Maçã de Alcobaça (10/nov).

A partir de 16 de outubro e até 10 de novembro, todos os dias, um novo episódio será transmitido em todos os canais de televisão parceiros da iniciativa: Canal Panda, RTP2, RTP Madeira, Porto Canal e Localvisão TV. No MEO Kids ficará disponível logo na data da estreia uma área exclusivamente dedicada aos Heróis da Fruta na qual os mais pequenos poderão ver e rever todos os episódios, sempre que quiserem, na posição 53. Além disso, os episódios poderão também ser ouvidos diariamente em diversas rádios locais de várias regiões do país: Rádio ZigZag, Mundial FM, Rádio Voz do Sorraia, Rádio Planície, Rádio Cartaxo, RUA FM, Rádio Dueça, Rádio Dom Fuas, Rádio Pico, Rádio 94.5, Rádio Urbana, Rádio Hertz, Rádio Canção Nova, Rádio Castelo Branco, Rádio Brigantia, Sesimbra FM, RUM e Rádio Canção Nova.

Neste dia chega também às lojas dos supermercados ALDI de todo o país o primeiro livro de colorir, inspirado na série de animação. Este livro tem o preço simbólico de 2,99€ e vem reforçar a gama de produtos solidários Heróis da Fruta que incluem mini-maçãs, mini-pêras, mini-cenouras e mini-águas, criados em parceria entre a APCOI e a rede de supermercados ALDI e cuja venda em parte reverte para apoiar este projeto escolar, tendo já permitido nos últimos anos levar toneladas de fruta a milhares de alunos que não levam lanche de casa.

“Estamos muito orgulhosos de fazer parte deste projeto tão importante. Iniciámos a nossa parceria em 2018 com a venda de mini-maçãs e mini-peras e ampliámos, recentemente, a nossa gama de produtos pensados nas crianças com as mini-cenouras e mini-águas, apostando sempre em produtos nacionais. Temos conseguido promover mudanças com um impacto duradouro nos hábitos alimentares dos mais pequenos e contribuir para combater a má nutrição das crianças, estimulando o consumo diário de alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, promover inclusão social dos alunos mais carenciados.” explica Elke Muranyi, Corporate Responsibility Director da ALDI Portugal.

“Produzir esta série em Portugal só foi possível graças à talentosa equipa de animação da produtora Até ao Fim do Mundo e ao generoso apoio dos nossos parceiros nacionais e regionais, incluindo associações de produtores e autarquias, nomeadamente: Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, Associação Portuguesa de Kiwicultores, Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve, Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira, Associação Agrícola de Santa Maria e Agromariensecoop, Associação de Produtores de Figo da Índia Português, Câmara Municipal de Aljezur, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Câmara Municipal de Almeirim, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Boa Fruta Açores, Cerfundão, Dona Uva, Adoora, Mirtilusa, Grupo Luís Vicente, Vitacress, Novo Nordisk e ALDI”, conclui Mário Silva.