8 ABRIL – 3 JULHO 2021 | POP UP Gallery Faro |RUA DO PRIOR 13, FARO

É já no próximo dia 8 de Abril, entre as 17h e as 19h, que a POP UP Gallery Faro reabre as suas portas, com a inauguração da exposição “Entre a Terra e o Mar”, de Lígia Oliveira.

Esta galeria, situada na Baixa de Faro, funciona como um pequeno centro criativo, dinamizando eventos culturais e possibilitando a partilha e criação artísticas nas áreas da pintura, ilustração, cerâmica e joalharia.

Nela coabitam quatro estúdios de artistas residentes, um espaço de exposições e workshops, e ainda uma loja, onde é possível encontrar peças únicas de autor.

Também aos fins-de-semana estão previstas acontecer várias oficinas criativas, tanto para adultos como para crianças, com o intuito de consolidar este espaço enquanto centro educativo e artístico, da cidade de Faro.

ENTRE A TERRA E O MAR

Entre a Terra e o Mar é uma série sobre os jardins subaquáticos únicos das ervas marinhas, trazendo a delicadeza desses ecossistemas ameaçados dos quais depende grande parte da vida nos nossos mares. A linguagem visual desta série revela a trajetória de Lígia Oliveira, com uma abordagem multinível aos elementos e um diálogo cuidadoso com os materiais: perspectivas aéreas das paisagens onde crescem as pradarias marinhas, entre os bancos de areia em constante mutação e as correntes do mar. Movimento e fluidez das ervas marinhas, na areia e debaixo d'água, fluindo entre as marés com pinceladas atentas e espontâneas; cor e ritmo, articulados com a superfície texturizada do papel de algodão. E detalhes das ervas marinhas em vários estados de crescimento, através de linhas calmas e simples e gradientes tonais sutis. A criação de Entre a Terra e o Mar envolveu o mergulho no trabalho de cientistas, bem como trabalho de campo para estudar as características destas plantas e a beleza surpreendente das suas paisagens.

“As minhas pinturas são feitas de composições que conectam natureza e abstração. Procuro uma representação simbólica primordial da natureza, num processo onde a crueza e a essência dos materiais são expostos, tal como são. Os materiais naturais possuem certas qualidades que espero trazer à tona de forma significativa, num processo de escuta profunda: dos temas naturais e dos próprios materiais, em composições construídas com sentido poético, visando uma experiência sensorial destes elementos. A minha intenção é que estas obras funcionem como um símbolo - uma reflexão sobre os desafios ambientais que enfrentamos no contexto da crise climática, mas também do imenso potencial que temos para resolvê-los. ”

Entre a Terra e o Mar teve como parceiro institucional o Ministério da Cultura.