A Questão Repetida e a ARTIS XXI levam a palco nos dias 18 e 19 de junho, no Auditório do Centro Cultural de Lagos e Auditório Carlos do Carmo em Lagoa, respetivamente, o espetáculo «Lugar», que vai celebrar a cultura, a história e os valores que unem a comunidade algarvia.

“Lugar” é um projeto de criação multidisciplinar que cruza música, fotografia, ilustração e vídeo, cujo objetivo é homenagear a riqueza ancestral do Algarve explorando os seus contos e lendas e trazendo duas das suas mais icónicas lendas: A lenda das Amendoeiras (Silves) e A lenda de Floripes (Olhão).

Pretende-se levar o ouvinte a imaginar a estória contada, criando ativamente imagens vívidas das personagens e ações ao longo da narrativa, pelas suas próprias experiências e crenças, mas também pela música e ilustrações que ganham vida ao longo da estória. A partir das imagens e da palavra será́ criada uma atmosfera musical cuja função é entrelaçar-se com a fluência dos discursos e sublinhar os afetos que advém do desenrolar da ação, por uma combinação de temas do cancioneiro tradicional do Algarve e do período barroco.

A música fica a cargo da Orquestra D’Aquém Mar, com composição de Teresa Gentil, narração de Ana Falé, ilustração de Mónica Catalá, animação de Tiago Marques e fotografia de Jorge Marques. Direção Artística de Elsa Mathei e Ana Falé.

Um projeto co-produzido pelas Associações Culturais Questão Repetida e Artis XXI e apoiado pela DGARTES – Direção-Geral das Artes e que procura chegar às comunidades culturalmente mais isoladas e carenciadas, um perfil ainda muito associado à região do Algarve.