Presidente da Junta de Freguesia do Ameixial

Balanço dos primeiros 2 anos de mandato à frente da Junta de Freguesia do Ameixial

A Freguesia do Ameixial, a mais distante da sede do Concelho de Loulé, localizada em plena Serra do Caldeirão, a mais envelhecida, mas com um grande potencial ambiental e paisagístico. Fomos de encontro ao Presidente da Junta de Freguesia do Ameixial, para realizar um balanço sobre os seus dois primeiros anos, à frente daquela freguesia e perceber como pode dar resposta aos desejos e necessidades dos Ameixialenses.

 

V.A - Que balanço faz, destes primeiros 2 anos de mandato autárquico como Presidente da Junta de Freguesia do Ameixial?

J.C - É um balanço sempre positivo, pois nestes 2 anos e com a alteração às leis das autarquias locais e com as delegações de competências, foram anos de aprendizagem, acima de tudo, de adquirir conhecimentos para os dois anos restantes.

Também se planificou e projetou projetos que no futuro serão realizáveis.

 

V.A - Que obras quer destacar da responsabilidade da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, realizadas nestes 2 anos?

J.C - Até ao momento, a obra mais significativa, foi a conclusão do espaço envolvente ao espelho de água, com a principal construção do bar de apoio, que este ano já vai funcionar;

Construção do parque infantil junto ao espelho de água.

Comprou-se mais uma viatura de transporte de doentes;

Também foi restaurado o altar da igreja com talha dourada;

Colocação de calçada nas entradas da Aldeia do Ameixial, com painel rústico em pedra e ferro, a salientar a EN2.

Pavimentação da estrada que liga os Besteiros à Corte de Ouro e da estrada que liga as Revezes ao Mosteiro;

 

V.A - O que perspetiva para o restante mandato ao nível de obras na sua Freguesia?

J.C - As obras mais importantes a destacar, será a criação do mercado de gado, o desenvolvimento da zona industrial do Ameixial com a criação de espaço para empresas, a pavimentação da estrada de ligação dos Besteiros ao Pero Ponto e a recuperação das fontes antigas na freguesia.

 

V.A - Quais as realizações principais do orçamento participativo na Freguesia, nomeadamente o emblemático Espelho de Água?

J.C - Foram realizadas as obras de criação do espelho de água, recuperação da antiga casa dos pedreiros e respetivos balneários de apoio, que vão dar apoio ao cicloturismo, BTT, tudo isto já concluído.

 

V.A - Recentemente, muito se tem falado sobre a EN2. Para si o que de mais importante foi ou irá ser feito?

J.C - Tudo o que for feito na preservação desta estrada, assim como a sua publicidade emblemática, será sempre bem feito, pois a Estrada Nacional 2 é uma estrada fantástica para passeios de motas, carros e bicicletas, em que se destaca a natureza única do concelho de Loulé.

Até ao momento, foi feito limpeza junto à mesma.

 

V.A - A construção do Lar inaugurado em janeiro de 2015, foi um marco importante nas respostas sociais da Freguesia. Como tem decorrido o seu funcionamento?

J.C - O lar tem funcionado sempre na sua plenitude e com uma grande colaboração e parceria da Junta, claro, também com as dificuldades humanas de trabalho, visto estar situado no interior. Felizmente, problemas financeiros não existem.

 

V.A - Quais a principais atividades festivas da Freguesia para o próximo ano? Que envolvimento espera das Associações e da população em geral?

J.C - Sempre a destacar a Festa do 1º de Maio - Seiceira. Também iremos ter mais um passeio BTT (Rota do Vascão), em que as inscrições já estão quase completas, a concentração de ciclomotores antigos, as festas de Verão, Passagem de Ano e claro o Walking Festival Ameixial em abril.

Ainda se irá realizar a festa de Santo António, dia 13 de Junho (nosso padroeiro), que foi uma festa que se recuperou e nesta festa estão todas as associações inseridas (Junta de Freguesia, G.D.Ameixialense, Casa do Povo e Paróquia do Ameixial). É uma festa de cariz popular/religiosa.

Estas festas são realizadas pelas associações locais (G.D.Ameixialense, Casa do Povo, e a associação QRER, sediada em Querença, mas organizadora do Walking Festival.

 

V.A - A Festa da Seiceira tem-se afirmado nos últimos anos como um dos principais Eventos da Freguesia. O que está previsto para o próximo ano?

J.C - Este ano vamos contar com o artista Mikael Carreira (principal atração) e claro, sempre com as sardinhas e vinho a acompanhar, assim como as nossas barraquinhas de artesanato entre outras e …muita música.

Nathalie Dias