A arte em geral como linguagem universal e ponte entre povos, tem reconhecido em Monchique um local privilegiado para a criação e produção artística.

Resultado disso é o elevado número de artistas de variadas formas de expressão que escolhem o nosso concelho como base das suas criações e também da sua própria vida.

 

Foi com base nesta premissa que o Município de Monchique lançou o Prémio Artístico e Literário de Monchique, destinado a galardoar trabalhos de reconhecida qualidade, nas áreas da Prosa, Poesia, Escultura, Fotografia e Pintura, estimulando a escrita e a criação artística como ícone da História deste concelho e das suas Gentes.

 

O concelho de Monchique, as suas serranias, o rico património natural, bem como a genuinidade das suas Gentes, têm sido elemento enquadrador de diversas manifestações artísticas e também o berço, de nascimento e de adoção, de reconhecidos artistas, escritores, poetas e de tantos outros talentos pela sua única e inspiradora essência. 

Através da Língua e a literatura portuguesas têm-se construído importantes veículos privilegiados da nossa Identidade e Cultura tão particular, através das quais é reconhecida a Universalidade do nosso povo, cabendo também às autarquias, promover a sua preservação e difusão.

Prova disso foi a qualidade dos trabalhos apresentados neste concurso, cujos prémios foram atribuídos, na semana passada, aos diversos premiados, num total de 2.800€.

Os contemplados foram os seguintes:

» Prosa

- Paulo Rosa: 1º Prémio

- Carlos Almeida: Menção Honrosa

 

» Escultura

- Madalena Telo: 1º Prémio

 

» Fotografia

- Daniel Ginjeira: 1º Prémio

- Miguel Silva: 2º Prémio

- Tobias Lopes: 3º Prémio

 

» Pintura

- Ana Telo: 1º Prémio

- David Duarte: 2º Prémio

- Virginia Powell: 3º Prémio

 

Dada a situação de pandemia que passamos, o Município de Monchique, no âmbito da sua área de atuação e das medidas implementadas no combate ao Coronavírus, pretendeu promover uma ocupação salutar em época de isolamento, contribuindo para a saúde mental e bem-estar de todos os munícipes.

 

Inerente a este Prémio, a autarquia continua a promover atividades dirigidas para a população em geral de forma a fomentar as capacidades cognitivas e estimular a criatividade e a atividade em época de novo isolamento social. Exemplo disso são os Vídeo Art Ateliers que estão a ser dinamizados no facebook do Município e que convidam os seguidores a realizar diversos ateliers como pintura em tela, pintura em t-shirt, artesanato com conchas, entre outras manualidades. Esta série de ateliers, uma iniciativa do Município de Monchique, conta com a participação especial da artista plástica Meire Gomes.

 

Por: CM Monchique