O Município de São Brás de Alportel dedica, uma vez mais, a todas as Mulheres o mês de março com um programa de atividades que se intitula «Março, Mês de Mulher» e que pretende, prestar homenagem a todas as mulheres que têm vindo a lutar,

através dos séculos, pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, por uma sociedade verdadeiramente mais inclusiva e mais justa.

Impedido de realizar o programa habitual comemorativo do Dia Internacional da Mulher no seu formato presencial, o Município preparou um programa que vai ser transmitido através das redes sociais Facebook e Instagram.

No dia 8, pelas 10h00, a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro apresenta, na sua página de Facebook, uma exposição dedicada ao Dia Internacional da Mulher, que pode ser apreciada.

A arte, o design e a moda interligam-se para criar a exposição virtual “Mulhoriza-te” com exibição a partir das 17h00, também no dia 8. Esta exposição, criada pelas jovens designers algarvias Ana Eusébio e Catarina Gonçalves, começou com um desafio: “o que é ser mulher?” atualmente. A partir dos 35 desenhos enviados pelas mulheres convidadas a participar no desafio, criaram padrões que depois foram passados para tecidos e utilizados numa coleção de moda que vai ser dada a conhecer.

“Estás onde estou, estou onde estás” é o nome do livro da são-brasense Conceição Valagão que vai ser lançado a partir das 21h00 no Facebook e Instagram do Município.

Uma edição apoiado pelo município, que é um grito de esperança a todas as mães em luto, numa homenagem da autora ao seu filho mais novo, Francisco de Assis Valagão.

Durante este mês, as sextas, os sábados e os domingos à noite, pelas 21h30, estão reservados para uma edição especial do “Ciclo de Miniconcertos: Vozes Femininas, que recorda momentos musicais protagonizados por intérpretes femininas do concelho.

 

Como é já tradição do município, este Dia é também marcado pelo lançamento de mais um marcador comemorativo, com uma mensagem do presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, neste Dia Internacional da Mulher: “Em tempo de pandemia, o orgulho são-brasense também se escreve no feminino, na dinâmica e união associativa, na luta pelo comércio e empreendedorismo local e no cumprimento de muitas outras tarefas. Profissionais exímias, que nas mais variadas frentes tratam, cuidam, dão amparo físico e psicológico a quem mais precisa. Avós, mães, filhas, esposas, MULHERES multifacetadas, polivalentes, donas de um espírito forte, resiliente e que dignificam em cada gesto todas as MULHERES.

O meu reconhecido agradecimento a todas as mulheres são-brasenses que são fonte de inspiração, inovação, firmeza e amor”.


Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel