O Dia Europeu das Línguas é assinalado no dia 26 de setembro e o Jardim das Comunidades, em Almancil, é o local escolhido para receber a Feira das Línguas, um evento promotor da diversidade linguística e cultural como património comum da União Europeia.

Aberta das 10h00 às 20h30, esta feira, que terá aqui a sua 2ª edição, será um espaço de informação e fruição para todas as idades, mas sobretudo um certame de divulgação de ferramentas pedagógicas e de oportunidades várias, na área do multilinguismo, pelas redes europeias presentes na região e outras entidades convidadas, como a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, que vai animar o RoadShow EURODESK.

Em Almancil não faltarão também os passatempos sobre a Europa e as suas línguas, horas do conto, exposições, leituras encenadas, “tribuna livre” para leituras multilingue pelo público que visite a feira e “speak connecting” com os jovens voluntários europeus. Um dos momentos mais importantes será a tertúlia “As Línguas e as experiências interculturais e multiculturais são caminhos para a Paz”, que decorrerá pelas 17h30, com uma duração prevista de 1 hora.

O evento é de entrada livre e pode ser acompanhado através do Facebook da II Feira das Línguas.

 

No Ano Europeu da Juventude, a organização da edição de 2022 é uma parceria entre o Europe Direct Algarve (hospedado na CCDR Algarve) e o Município de Loulé. A mentoria é de Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve e Presidente ex-ofício do Conselho Europeu das Línguas e o evento conta com o apoio da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia em Portugal e da DGESTE-DSRAL.

“Acreditamos que este evento, para além de grande valor pedagógico e lúdico, será também gerador de novas e boas parcerias, contribuindo para fortalecer os valores da União Europeia, entre os quais destacamos a Paz”, consideram os organizadores. 

O evento está aberto à participação de escolas (públicas, privadas, internacionais, de línguas, etc.), Academia, municípios, consulados, associações culturais, associações de estrangeiros, associações e projetos que trabalhem a multiculturalidade e o multilinguismo ou a mobilidade juvenil.

Horários da II Feira das Línguas:

10h00-17h00 - Programa para escolas (todos os ciclos)

17h30-18h30  - Tertúlia “As Línguas e as experiências Interculturais e multiculturais são caminhos para a Paz”.

18h00 -20h30 - Programa para famílias

A par dessa iniciativa estão ainda previstas este mês outras atividades, nomeadamente passatempos online sobre a Europa e as suas línguas, nas redes sociais com representação da CE em Portugal e no website do Dia Europeu das Línguas, e ainda um evento em linha dirigido às escolas de todo o país, no dia 26 de setembro, das 10h00 às 12h00, da responsabilidade da Representação da CE em Portugal, cuja informação está disponível no facebook As línguas da Raia.

O Dia Europeu das Línguas é celebrado anualmente a 26 de setembro. Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.