Formador do curso de turismo religioso, enquadrado no projeto promovido por diversas instituições algravias, liderou grupo de formandos que organizou a atividade.

Dezenas de pessoas tiveram a possibilidade de participar, no passado dia 16 de julho, num peddy paper que os levou a descobrir de forma diferente, o património religioso de Tavira.

«Uma versão original e que poucas vezes é vista por estes lados», foi assim que Marco Lopes, Formador do curso de Turismo Religioso do polo do IEFP de Tavira, realizado no âmbito do Acordo de Cooperação para a dinamização do Turismo Religioso no Algarve, que une diversas instituições, como a Diocese do Algarve (através da sua Pastoral do Turismo), o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Região de Turismo do Algarve, a Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Direção Regional de Cultura do Algarve, definiu este evento.

A atividade desenvolveu-se num itinerário que começava na igreja de Santiago e que passava por mais monumentos emblemáticos da cidade e que hoje são uma marca importante do turismo e da cultura tavirenses. Aos participantes foi pedida boa preparação física e capacidade de resposta a enigmas e questionários sobre história, bem como arte de edifícios. Tiveram, pois, de identificar questões sobre o antigo convento da Graça, a ermida de São Roque, o castelo, o Palácio da Galeria, a ermida da Piedade, a Igreja da Misericórdia, a Porta de D. Manuel I e capela da Consolação. Também tiveram de conhecer alguns pormenores sobre a Igreja de Santa Maria, que recentemente foi reconhecida pelo Tripadvisor como vencedora do prémio Travelers' Choice 2022, por estar entre os 10% dos monumentos mais atrativos do mundo, tendo recebido, nos últimos 12 meses, gandes críticas de viajantes de todo o mundo, destacando-se por proporcionar consistentemente experiências positivas aos viajantes.

«As equipas participantes corresponderam com sucesso e com boa disposição», confirmou Marco Lopes, que é ainda, Diretor do Museu Municipal de Faro, acrescentando que, «para esse lado humorístico muito contribuiu a turma, vestida com roupas a lembrar os tempos mais antigos, como teria acontecido em cada um dos monumentos». Os formandos trajaram-se de religiosos, monarcas, gente da corte e plebeus.

No fim, para retemperar forças, houve um momento de confraternização, com bebidas tradicionais e pratos da região.

«Era nosso objetivo que estes formandos pudessem desenvolver as suas competências, aplicando conhecimentos desenvolvidos em sala de aula, nomeadamente ligados ao trabalho de investigação e levantamento de informação dos monumentos, planificação de uma atividade que seja geradora de interesse turístico e de proximidade da comunidade com o seu património e criação de conteúdos de interação com os visitantes e este objetivo foi conseguido, dado que eles conceberam uma atividade que, ainda que tivesse um pendor lúdico muito evidente, permitiu que todos ficassem a saber mais de história, criassem maior proximidade com o património e fossem sensibilizados para a proteção dos monumentos», salientou Marco Lopes, destacando que este era, «de resto, um dos fins nobres desta jornada noturna, com a angariação de fundos para o restauro do retábulo da capela da Consolação».

«A diocese do Algarve também ficou fortemente sensibilizada pela forma como esta iniciativa decorreu», referiu o Padre Miguel Lopes neto, Diretor da Pastoral do Turismo desta estrutura e, simultaneamente, Pároco de Tavira. «O nosso objetivo – e refiro-me a todos os parceiros do Acordo de Cooperação para a dinamização do Turismo Religioso no Algarve – é que estes formandos possam vir a ser uma mais-valia nas paróquias onde, agora, realizam, a sua formação em contexto de trabalho. Abrir as Igrejas, disponibilizar o património religioso, oferecer um produto turístico que é uma riqueza da nossa região e que precisa de ser dinamizado e conhecido, é algo que nos preocupa e que mobiliza as nossas vontades», defende o sacerdote.

A iniciativa contou com apoio do IEFP, da Rádio Gilão, da ARTgilão TAVIRA, da Paróquia de Tavira, dos Municípios de Faro e de Tavira, da União de Freguesias de Santa Maria e Santiago, da Junta de Freguesia de Cachopo, da Lavandaria e Engomadoria Lava e Limpa, da Pousada Convento de Tavira Pestana, da Tipografia Tavirense, a quem a organização agradece toda a colaboração.