João Dias, deputado do PCP na Assembleia da República, marcou uma vez mais presença na região do Algarve, com uma visita realizada no dia 1 de Fevereiro aos concelhos de Monchique, Portimão e Vila do Bispo.

Em Monchique, a delegação do PCP deu a conhecer à população e aos utentes dos correios daquela vila Algarvia, a sua posição contrária ao encerramento do Centro de Distribuição Postal que a administração dos CTT concretizou no passado dia 25 de Janeiro. Uma decisão, tomada em plena pandemia, que contribuirá para uma ainda maior degradação do serviço postal, prejudicando as populações e os direitos dos trabalhadores. Nesta ação, a população mostrou o seu descontentamento e preocupação perante a degradação deste serviço público que foi, como é sabido, privatizado pelo último Governo PSD/CDS, não tendo sido revertida até ao momento como o PCP há muito exige.

Em Alvor (Portimão) e Sagres (Vila do Bispo) a delegação do PCP encontrou-se com associações destas duas comunidades piscatórias para ouvir os pescadores, tendo confirmado as suas preocupações quanto à necessidade de políticas que valorizem a pequena pesca, inseparáveis de medidas que assegurem a valorização dos preços do pescado na 1ª venda em lota, de apoios à modernização do sector, de valorização dos direitos dos pescadores incluindo no plano salarial. Acrescem preocupações quanto à crescente ocupação por outras atividades das áreas historicamente associadas à pequena pesca.

 

O Secretariado da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP