Hospital de Faro – 10.Fev - 16h00

Há quem nos trate das fraquezas do corpo e há quem nos trate das fragilidades da alma.

Sabemos bem o quanto, nos momentos mais difíceis das nossas vidas, a música pode oferecer um inestimável consolo. Sabemos o quanto pode lembrar que não estamos sozinhos. Sabemos o quanto pode fazer nascer alento onde julgávamos que as forças já estavam esgotadas.

Num período como aquele que Portugal vive atualmente, com os profissionais da saúde em claro sobreesforço para garantir que todos os que entram nos hospitais debilitados pelo pico de covid-19 recebem os melhores cuidados médicos, a cantora Cuca Roseta decidiu avançar com os seus músicos para um gesto de solidariedade e agradecimento. Um gesto destinado àqueles que, diariamente, trabalham no limite da sua energia na primeira linha do combate à doença. Aqueles a quem devemos, nos casos mais extremos, o nosso bem mais precioso – a vida.

Quando as portas de casa se fecham, as famílias se isolam e os pequenos bálsamos escasseiam, “Música com Esperança” leva a todo o país pequenos concertos de 15 minutos que possam permitir um pequeno alívio emocional aos profissionais da saúde. Assim, entre 5 e 20 de Fevereiro, nos espaços designados por cada hospital para o efeito (o exterior do edifício, um refeitório, um auditório, um átrio), Cuca Roseta e três músicos (respeitando todas as condições de segurança) viajarão por Portugal e transportarão consigo a gratidão de todo um país sob a forma de uma atuação – de curta duração, mas de enorme simbolismo e admiração.

Já todos aplaudimos estes heróis do dia-a-dia à janela, sem lhes vermos os rostos e conhecermos os nomes. “Música com Esperança”, totalmente apoiado pela HYUNDAI PORTUGAL que gentilmente apoiou os custos de produção, leva esse gesto coletivo mais longe e vai ter com aqueles que, com enorme sacrifício pessoal, nos salvam nos tempos de maior dificuldade, lembrando-lhes o quanto estão nos nossos pensamentos.

A iniciativa prevê a passagem por todo o país numa primeira fase, nomeadamente pelas cidades de Aveiro, Porto, Coimbra, Lisboa, Faro, Portimão, terminando na vila de Cascais.

“Música com Esperança” é, como o nome indica, um pequeno contributo que pretende transportar a esperança nos dias que virão. E tentar, através da partilha de alguns minutos de música, tratar da alma daqueles que se oferecem para combater ao lado dos doentes nas mais dolorosas e difíceis batalhas das suas vidas. Uma “Música com Esperança” comprometida em devolver a mesma dedicação, o mesmo empenho, a mesma vontade de dar ânimo e de garantir que continuaremos juntos e profundamente gratos, depois de tudo isto passar.

 

Por: Cuca Roseta