«Desta vez, fundos há. Agora, veremos o que se vai fazer com eles. Nisso, não somos os melhores.»

Cristóvão Norte, Presidente do PSD Algarve, participou no parlamento europeu, em Bruxelas, numa conferência sobre fundos comunitários, em que o caso de Portugal e, em particular, o do Algarve foram o tema. Organizado pela eurodeputada Maria da Graça Carvalho, a iniciativa contou com responsáveis da Comissão Europeia, os quais estão responsáveis pelo acompanhamento do programa nacional e regional, 2021-2027.

Na sua intervenção, Cristóvão Norte referiu (…) o algoritmo que distribui os fundos foi alterado e as regiões de transição- como é o caso do Algarve - têm mais verbas.(..)Esse dinheiro tem que ser aplicado na diversificação da economia e na resolução de problemas estruturais como a saúde, a água e a habitação.

Depois, Norte lançou o repto “ Portugal e o Algarve têm uma janela de esperança e oportunidade na área do mar, é preciso que a União Europeia deixe de subfinanciar esta área, como se ela fosse menor só porque muitos países são continentais.”

Este debate foi uma das iniciativas em que participou um grupo de 45 militantes do PSD Algarve no parlamento europeu e em que também se reivindicou o novo hospital central do algarve.