Para assinalar o Dia Mundial do Pão, o Continente oferece 1 variedade de pão de produção nacional, diariamente, de 11 a 16 de outubro, a todos os clientes que adquirirem 1 Pão Massa Mãe Trigo do Alentejo Continente, em todas as lojas e online*.

Todos os pães foram selecionados para que os clientes experimentem o melhor que o país tem para oferecer em termos de padaria, produzidos a partir de ingredientes minuciosamente selecionados.

O Pão Massa Mãe Trigo do Alentejo Continente, que os clientes podem adquirir para receberem a respetiva oferta, é um pão tradicional, de aspeto rústico e produzido com trigo alentejano. Foi o primeiro produto lançado com matéria-prima resultante do acordo com a ANPOC, sob a marca “Cereais do Alentejo”. À venda por 1,29€.

No arranque da campanha, a 11 de outubro, os clientes recebem o Pão de Centeio de Rio Maior 500GR, um produto clean label, cozido em forno de lenha. Este pão é um upgrade de um pão regional, onde foi adicionada a farinha de centeio (PVP 1,29€). O Pão de Frutos Vermelhos e Avelã, oferecido a 12 de outubro, é uma receita exclusiva Continente, um pão rústico, feito a partir de massa mãe, enriquecido com arandos, figo, alperce e avelã, com um sabor distinto, um teor de sal reduzido e não contém aditivos (PVP 1,99€). A 13 de outubro, os clientes do Continente podem levar consigo o Pão com Chouriço Alentejano, um pão artesanal produzido no Alentejo, feito a partir de massa mãe 24h de fermentação, com destaque para o chouriço proveniente de porco preto alimentado a bolota, que confere um sabor diferenciador (PVP 0,99€).

A Broa de Milho Doce oferecida a 14 de outubro, é um produto clean label, de côdea crocante, aroma intenso a cereais e paladar doce (PVP 0,99€). O Pão de Centeio de Trás-os-Montes, oferecido a 15 de outubro, é produzido pelo produtor local Pão de Gimonde, membro do Clube de Produtores Continente (CPC). Este pão, de formato oval, é produzido com farinha de centeio integral, preparado com Massa Mãe de Cultivo (fermentação natural) e sem aditivos, é formado à mão e cozido em fornos de lenha, conservando-se fresco vários dias (PVP 1.79€). No último dia da campanha, a 16 de outubro, os clientes Continente podem receber o Pão de Centeio e Sementes Massa Mãe, um pão escuro tipicamente alemão, com farinha de centeio integral, sementes de girassol e linhaça (PVP 1,25€).

As vendas de pães clean label nas lojas Continente já representam 20% das vendas. Os produtos de massa mãe são também uma tendência, com benefícios nutricionais para o consumidor, e tem crescido o seu peso nas vendas de ano para ano.

O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas. Esta oferta traduz-se numa iniciativa simbólica do Continente, para celebrar o Dia Mundial do Pão, partilhando o que de melhor se faz em Portugal,

A Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) que representa as 5 Organizações de Produtores de Cereais, membros do Clube de Produtores Continente, fornece a farinha de trigo utilizada no fabrico de pão de todas as lojas Continente, representando uma compra anual, por parte da Sonae MC, de cerca de 4.000 toneladas de trigo. Este projeto de fileira, único a nível nacional, integra todos os agentes da cadeia de abastecimento, desde a investigação, produção, indústria da moagem à distribuição.

Em 2020, através do Clube de Produtores Continente, a Sonae MC comprou à produção nacional 206 mil toneladas de produtos, num valor total de 365 milhões de euros, o que representa um crescimento de 28% em relação às toneladas compradas em 2019.

O objetivo do Clube de Produtores Continente é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceria com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo. É também aposta do Clube o apoio à produção local, a produtores de pequena escala, conseguindo abastecer algumas lojas da cadeia de retalho Continente, traduzindo-se numa oferta de “Produtos da Região”.