O Congresso Nacional Desporto para Todos, organizado pela Associação Teia DImpulsos e pelo Município de Lagoa, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), decorre já esta sexta-feira, 26 de novembro, a partir das 9h30, no Vale DOliveiras Quinta Resort & Spa, em Lagoa.

Os interessados em aderir ao evento podem, ainda, inscrever-se através do website www.teiadimpulsos.pt, existindo também a possibilidade de participar via online mediante inscrição prévia. Já o segundo dia de Congresso, 27 de novembro, será marcado por uma manhã de workshops presenciais a terem lugar no Pavilhão Municipal de Lagoa.

Na sexta-feira, o dia será preenchido com uma série de conferências e debates conduzidos por vários agentes promotores de Desporto. O “Desporto para Todos na Europa” será debatido entre Custódio Moreno, Presidente do IPDJ; Vítor Manuel Félix, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, e Nuno Santos, Presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES). Em seguida, reflete-se sobre o Desporto e “a Inclusão Social para a construção do futuro” com a ajuda dos atletas Luís Costa, de Paraciclismo, e Guilherme Ribeiro, na Vela Adaptada, e do Técnico Superior de Natação Adaptada, Paulo Sousa.

Haverá ainda tempo e espaço para falar acerca do impacto do Desporto nas “Populações Especiais” e nas crianças e jovens, com o Diretor da Licenciatura em Ciências do Desporto no ISMAT, Rui Batalau; a Diretora da Cochrane Campbell Global Ageing Partnership, Monserrat Conde; o Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Carlos Neto, e o Técnico Superior de Educação Física do Município de Lagoa, João Antunes. Por fim, contamos com o Coordenador Nacional do Projeto UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, Victor Pardal, para perceber quais as “Sinergias e Constrangimentos” entre o Desporto e a Educação.

O objetivo da Teia D’Impulsos é o de “sensibilizar os decisores públicos para os benefícios reais das políticas do Desporto para Todos”, conduzindo a ações com impacto positivo na qualidade de vida da população em geral.