Os temas que atualmente preocupam os citricultores e os novos desafios a este sector voltam a estar em debate em mais uma Conferência Laranja XXI. A iniciativa, que integra a 5.ª edição da Mostra Silves Capital da Laranja, terá lugar no próximo dia 16 de abril, pelas 15h00, este ano num formato online, devido à atual crise sanitária.

Presentes na sessão de abertura estarão a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Pedro Valadas Monteiro; o Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, o Presidente da Região Turismo do Algarve, João Fernandes e o Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, Pedro Coelho.

Às 15h30, Paulo Lourenço, Chefe da Divisão de Cultura, Turismo e Património do Município de Silves, abrirá o primeiro painel com o tema “Rota da Laranja - Promoção ou reinvenção de um conceito? Os desafios de um projeto inovador de turismo sustentável e seu contributo para a dinamização e valorização do território”.

“Poda de citrinos: Alguns resultados preliminares do projeto PodaCitrus.”, será o tópico apresentado, seguidamente, por Amílcar Duarte, da Universidade do Algarve, às 15h45. Também pela Universidade do Algarve, Tomás Magalhães, mostrará, às 16h00, as ameaças e medidas de prevenção urgentes da psila africana dos citrinos.

Segue-se um painel apresentado por Celestino Soares, Chefe de Divisão da DRAP Algarve, que, pelas 16h15, abordará o tema “Inimigos de quarentena da cultura dos citrinos. Principais ameaças”. E pelas 16h30, será a vez de se saber mais sobre a “Gestão dos recursos hídricos do Algarve: Desafios no sector Agrícola”, por Paulo Cruz, da APA – ARHAlg.

Por último, Silvino Oliveira, da Frusoal, falará, pelas 16h45, sobre o tema “Sustentabilidade e eficiência hídrica em pomares de citrinos”.

A conferência fechará com um período de Quis RD e debate, às 17h00, no âmbito da temática “A Água e a Agricultura na Região do Algarve - Plano de Eficiência hídrica do Algarve”, que contará com a participação de Pedro Valadas Monteiro (DRAPAlg), Pedro Coelho (APA – ARHAlg), José  Núncio (Fenareg) e José Martins de Oliveira (Algarorange).

Relembre-se que destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da mostra “Silves Capital da Laranja”, que teve a sua primeira edição em fevereiro de 2017.

 

Por: CM Silves