As metas orçamentais e os respetivos projetos da Câmara Municipal de Monchique para 2022, foram aprovados no passado dia 7 de janeiro, na sessão da Assembleia Municipal, com 12 votos a favor e 6 abstenções.

Os documentos do orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2022 foram apresentados pelo Executivo Municipal, liderado por Paulo Alves, que expôs os principais eixos de execução para o novo mandato.

As linhas gerais foram traçadas com um valor total de 21.654.000,00 €. Pessoas/ Habitação; Saúde; Educação; Proteção Civil; Viaturas, máquinas e equipamentos; Edifícios, infraestruturas e estradas/rede viária são as principais áreas de investimento da autarquia para o próximo ano de governação, que refletem a concretização dos projetos que foram apresentados à população e que mereceram a confiança dos munícipes do concelho de Monchique.

O orçamento foi elaborado tendo como base de concretização, o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade, mas também a promoção das respostas sociais de forma a assegurar e dar resposta a questões mais prementes e urgentes, com linhas estratégicas bem definidas, associadas a um planeamento rigoroso dos investimentos.

A beneficiação e pavimentação da rede viária (estradas); a reposição de sinalética; a recuperação do Parque de Estacionamento de São Sebastião; a revisão do PDM; a estratégia local de habitação; a construção do Centro de Meios Aéreos; a reabilitação da E.B 2,3 Manuel de Nascimento e o projeto para o Espaço Multiusos de Monchique são alguns exemplos das prioridades deste executivo e que espelham as bases sólidas do investimento proposto pela autarquia.

O executivo municipal mantém, ainda, a aposta na modernização administrativa, na digitalização, na eficiência energética e no ambiente, bem como com outras Grandes Opções de Plano com destaque para a revisão do projeto para a Casa do Povo de Monchique (concretizando-se um acordo com ISS), para o Centro Interpretativo de Monchique (Projeto) e Life Relict (Adelfeiras) e para o abastecimento de água e saneamento.

Para o Executivo Municipal, este orçamento foi elaborado com propostas rigorosas, com caráter realista face aos recursos financeiros disponíveis, tendo sempre em vista os objetivos que foram traçados e propostos, e os interesses coletivos.