O Município de Castro Marim acolheu, na passada sexta-feira, duas visitas de estudantes da Universidade do Algarve (UAlg), no sentido de trabalhar a reforçar a ligação entre a universidade e as instituições e a administração pública.

Esta é uma colaboração profícua para os dois universos, numa cultura de partilha de experiências e conhecimentos, defende a vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, acrescentando que os recursos humanos e a sua valorização são o maior fator crítico de sucesso dos territórios.

O primeiro grupo de estudantes encontra-se em Mestrados Internacionais na Faculdade de Economia e veio com o objetivo de compreender o território, nichos de mercado na área de formação, sustentabilidade ambiental e autossuficiência energética. Assim, foram promovidas visitas ao empreendimento da Verdelago, um resort de luxo partilhado com a natureza e valores de sustentabilidade, à Plantação e Laboratório CANNPRISMA e à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, nomeadamente à Cooperativa Terras de Sal.

O património natural e arquitetónico foi o principal objetivo da visita do segundo grupo, estudantes de disciplinas de Ecologia e de Introdução à Arquitetura Paisagista, procurando o enquadramento histórico da atividade salícola e salientando a sua importância no desenvolvimento económico da região.

Dar um novo dinamismo e aprofundar os laços com as nossas instituições de ensino, será uma mais-valia para a produção de um conhecimento paralelamente técnico e científico que poderá, sem dúvida, contribuir para um melhorado desenvolvimento da economia e dos investimentos público e privado, sublinha a autarca.