Foi aprovada na última reunião da Assembleia Municipal, por unanimidade, a proposta da Bancada do Grupo Municipal do PSD Loulé, intitulada: «Pela Restituição da Memória da Fonte de Boliqueime».

Em fevereiro de 2016, a população local foi surpreendida com a destruição da Fonte de Boliqueime. A sua destruição foi estimulada no âmbito das obras de requalificação da EN125, a cargo da empresa Infraestruturas de Portugal (IP).

Foi construída em 1967 para assinalar a existência de um poço que durante tempos imemoriais, serviu a população para o consumo de água potável e demais atividades económicas inerentes à época. Este local adquiriu uma centralidade e evidente destaque, enquanto marco e ponto de referência para a comunidade.

Esta referenciação e uso, por si próprios, destacam o local enquanto Património Cultural da Freguesia de Boliqueime e como tal, o PSD Loulé tem-se empenhado em encontrar uma solução para que pudesse ser restituída aos seus fregueses e à comunidade. A moção apresentada foi aprovada por unanimidade e recomenda ao Executivo da Câmara Municipal de Loulé, que sejam tomadas as diligências necessárias à reposição, restituição e preservação da memória do poço de Boliqueime, por via de um concurso de ideias para a realização de uma instalação artística que seja esclarecedora das dinâmicas ancestrais existentes no local e que garantam a sua continuidade identitária e toponímica para as próximas gerações, a localizar no interior da Rotunda existente no local.

O PSD Loulé considera assim fundamental que o executivo da Câmara Municipal de Loulé atue no sentido de defender a herança histórica e a memória coletiva da sua população.

 

O Gabinete de Comunicação do PSD/Loulé, 06.05.2022