O ALUT - Algarviana Ultra Trail está de regresso entre os dias 25 e 28 de Novembro de 2021. Esta é a quarta edição do evento de trail running que se desenvolve na Via Algarviana, numa extensão de 300km e com tempo limite de 72h.
Será no Cabo de São Vicente, que 84 atletas a solo e 5 equipas de quatro elementos em estafetas irão iniciar o percurso ALUT. Esta será a prova com mais elementos do género feminino (13) e estarão presentes atletas de 11 nacionalidades diferentes: Portuguesa, Brasileira, Canadiana, Dinamarquesa, Espanhola, Filandela, Francesa, Inglesa, Luxemburguesa, Polaca e Romena.
 
“Esta é uma prova de atletas para atletas. Este é o limite das nossas capacidades para conhecermos e tratarmos pelo nome todos os atletas. Por isso é que quando nos pedem para explicar o que é o ALUT, não conseguimos, pois, o ALUT não se explica, sente-se.” explica Cláudia Guerreiro, Presi- dente da ATR - Associação Algarve Trail Running.
 
A prova terá início esta quinta feira, dia 25 de Novembro, na Fortaleza do Beliche no Cabo de São Vicente, às 16:30h para os atletas a solo e às 17:30h para os estafetas. Cada atleta define a sua estratégia: competição ou superação pessoal, sendo que o tempo limite é definido pelos 3 dias de prova.
 
O público poderá assistir à prova presencialmente ao longo do percurso ou acompanhar, em tempo real, em www.live.alut.pt, no Facebook @Alut.pt e na página de Youtube - ALUT Algarviana Ultra Trail.
A cerimónia de entrega de prémios será no dia 28 de Novembro, às 14:00h.
 
Este evento é organizado pela ATR-Associação Algarve Trail Running e tem o o apoio da Região de Turismo do Algarve, da ANA – Aeroportos de Portugal e da Associação Almargem, entidade gestora da Via Algarviana, dos Municípios de Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos, Vila do Bispo e Faro e inúmeros parceiros públicos e privados.
 
A Via Algarviana, cuja gestão e manutenção é da responsabilidade da Associação Almargem, é uma Grande Rota Pedestre (GR13) que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente. Os cerca de 300 quilómetros do itinerário da GR13, na sua maioria instalados na Serra Algarvia, atravessam 9 concelhos do Algarve: Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo.