O Comando Territorial de Faro, através do Destacamento Territorial de Portimão, no dia 21 de agosto, realizou uma operação de fiscalização direcionada ao caravanismo e campismo ilegal, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, nos concelhos de Aljezur e Vila do Bispo.

No decorrer da operação, foram detetadas 81 infrações, 34 por campismo selvagem e autocaravanismo em locais não permitidos, e 47 por proibição de aparcamento e pernoita.

O campismo e caravanismo ilegal ou irregular em área protegida pode conduzir a uma ocupação excessiva e desordenada de espaços públicos, zonas costeiras e áreas classificadas por autocaravanas e similares, com consequências negativas na paisagem, no ambiente, no ordenamento do território e na saúde pública.

A Guarda irá continuar a sensibilizar os caravanistas e campistas para adotarem um comportamento mais responsável e amigo do ambiente, especialmente nestas áreas protegidas.

A ação contou com o reforço do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aljezur, e com o apoio da Direção Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve, da Polícia Marítima de Lagos e dos Serviços Municipais de Proteção Civil da Câmara Municipal de Vila do Bispo.