No próximo dia 8 de maio o Algarve vai receber a III edição do Trail Serra de Monchique/HPA Saúde.

A prova tem inscritos mais de 500 atletas que vão percorrer os trilhos entre a vila de Monchique, Picota, Caldas de Monchique, Fóia, Barranco dos Pisões, distribuídos pelas três distâncias. Assim, temos o Ultra-veredas de Monchique de 45 km 2500m D+ integrado no Circuito Nacional de Trail Ultra da ATRP Série 100; o Trail dos dois Cumes com 26 km, 1500m D+ que integra o Circuito Nacional de Trail da ATRP Série 100, que conta para o Circuito de Trail Longo do Algarve (AAALG) e para aTaça Alengarve; e o Trail Caldas-Picota 17 km 1000m D+ que integra o circuito nacional de Trail Sprint e Circuito jovem da ATRP série 150 e Taça Alengarve.  A prova Ultra-veredas tem início pelas 08h00, no Largo de São Sebastião, seguindo-se as restantes duas distâncias com 30 minutos de diferença.

Durante o percurso vão existir vários pontos de abastecimento para todos os participantes.

Vai decorrer também a Caminhada Solidária de 8 km, revertendo o valor das inscrições na sua totalidade para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique.

 Todas  as provas e caminhada terminam no recinto da Escola Básica Manuel do Nascimento, onde vai haver comes e bebes e se realiza a entrega de prémios.

 A prova tem como principal patrocinador o Hospital Particular de Alvor e conta com o apoio do Município de Monchique, Junta de Freguesia de Monchique, DK Sport, Tailwind, Intermarché de Monchique, Águas de Monchique e Vila Termal Caldas de Monchique Spa Resort.

Este evento enquadra-se na estratégia do Clube Desportivo e Cultural da Nave, entidade organizadora do evento, para o desenvolvimento da modalidade emergente que é a Corrida em Trilhos, vulgo Trail Running, procurando afirma-la no concelho como local de excelência para a sua prática.