A Academia Sénior de Tavira é uma associação sem fins lucrativos e tem por objetivo incentivar a cultura, partilha do saber, o convívio e a integração dos mais idosos.

No Verão de 2022, a Academia Sénior de Tavira, lançou o CAMPO DE FÉRIAS SÉNIOR!

Este verão após uma pandemia sem poder socializar, a Academia Sénior de Tavira criou um programa com passeios, visitas, aventuras radicais, praias fluviais e claro um bom piquenique à portuguesa.

Para agradar a todos, também foi pensado em oficinas de reciclagens através do artesanato, Intercambio de Culinária mediterrânica, Bilbioterapia Sénior e palestras.

 

Destaques da programação do Campo de Férias Sénior:

 

Dia 19 de julho - Um passeio no Rio Guadiana, com uma parada obrigatória na Quinta do Rio, com direito a um bom banho na piscina, almoço e claro, muita diversão e música!

Dia 27 de julho - Um passeio a Alcoutim e para os mais corajosos, que gostam de aventuras, estamos a organizar a travessia do rio Guadiana de Espanha para Portugal num cabo. Essa Atividade chama-se Tirolesa. Imperdível! E para relaxar um picnic na praia fluvial de Alcoutim.

Dia 03 de agosto, com direito a prova de vinho e uma boa comida. Estamos a organizar o passeio para a Quinta da Bacalhoa, Azeitão-Setúbal.

Dia 10 de agosto, que tal uma visita a Faro com um novo olhar? Vamos visitar o Palacete Belmarço e o museu de Faro!

Dia 24 de agosto! Bem a moda portuguesa um picnic é sempre bem-vindo! Desta vez será na praia fluvial de Alte -Loulé! Vamos refrescar e partilhar um agradável dia?

07 de setembro, para encerrar o calendário de passeios e viagens! Quem não visitou o Palácio de Mafra, vale mesmo a pena ir! Quem já foi repetir essa viagem vai reforçar as boas lembranças que esse lugar tem.

Para viajar é preciso reservar a sua vaga. Fique atento com as datas, pois as vagas são limitadas!

 

Enquadramento da Academia Sénior de Tavira

«Ao longo desses anos Academia, que começou por ser um polo da Universidade Sénior de Faro, teve a sua própria identidade jurídica em novembro de 2003, passando a ser designada Academia Sénior de Aprendizagem e Solidariedade de Tavira (ASAST). O seu objetivo, promover o envelhecimento ativo dos seus membros, tem vindo a ser cumprido, nestes anos, devido ao empenhamento das suas várias Direções, mas principalmente devido ao trabalho voluntário dos muitos professores que trouxeram os seus conhecimentos nas mais variadas matérias, incluindo durante a pandemia em aulas on-line. Com efeito, além do indispensável convívio, aqui se aprenderam ou reaprenderam, matérias tão variadas como a Filosofia e o Teatro, a Literatura ou a História, o inglês ou a Pintura, o Cinema ou o Canto, a Música ou a Astrologia, o português ou a Saúde e Envelhecimento Ativo e tantas outras matérias abordadas em Palestras, em visitas de estudo.

Foi sempre uma preocupação das Direções, aceitar todas as propostas para a introdução de novos assuntos de interesse para os membros desta Academia. Com a fixação de estrangeiros residentes a esta cidade, que se verificou nos últimos anos, a ASAST acrescentou às suas competências a de ajudar a integrar esses cidadãos quer pelo ensino da nossa língua e da nossa cultura, quer pela oportunidade de partilha das diferentes culturas. Assim continuaremos a prestigiar os nossos concidadãos e a nossa Cidade.

 A Academia Sénior de Tavira é uma associação sem fins lucrativos e tem por objetivo incentivar a cultura, partilha do saber, o convívio e a integração dos mais idosos, nesse contexto as nossas portas estão abertas para todos independente crença religiosas, partidos e nacionalidade.

Pensando num programa mais alargado para dar continuidade as nossas ofertas pedagógicas, lúdicas e cultural. A direção esse ano aprovou o programa do Campo de Férias Sénior».