Por: Dr.ª Noelia Bota Alvarez | Médica Geral e Familiar | Pela Universidad del Zulia na Venezuela

Tenho 46 anos e fiz análises que me confirmaram as minhas suspeitas de estar na menopausa. Tenho doença autoimune diagnosticada de artrite reumatoide. Que cuidados devo ter para evitar novos problemas de saúde?

                                                                                                                    Patricia V.

 

Olá Patrícia, espero ajudar com o seu problema de saúde. O mais importante é garantir um estilo de vida adequado e estar o mais ativo possível física e mentalmente, com um estado de ânimo ativo e positivo. Isto permitirá lidar com os problemas relacionados com o desequilíbrio hormonal e com a artrite reumatoide.

A menopausa é problemática quando os níveis de estrogénio estão muito baixos levando a problemas ósseos, o que complica muito mais o estado de saúde.

Os sintomas da deficiência no organismo podem ser muito incómodos como as ondas de calor, suores noturnos, diminuição da lubrificação vaginal, pele seca, depressão, osteoporose, e doenças cardiovasculares entre muitos outros sintomas.

O que precisa é de garantir o equilíbrio hormonal através de uma boa alimentação e exercício, bem como tomar os suplementos naturais, se não melhorar a condição então será necessário um tratamento hormonal a indicar pelo seu ginecologista.    

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crónica de causa desconhecida. Neste caso, há que consumir alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias.

Os alimentos ricos em Omega 3 são por exemplo: atum, sardinha, bacalhau, sementes de chia, sementes de linhaça, castanhas, amêndoas, nozes, alhos, cebolas e feijão; consumir muitas frutas cítricas, alimentos ricos em fibra, frutas vermelhas tais como melancia, cerejas, framboesas, morangos e goiaba e alimentos ricos em selénio como os ovos e as castanhas, soja, orégãos, entre muitos outros, que podem ajudar o seu caso tanto na menopausa como a artrite reumatoide, também pode tomar uma cápsula de Omega 3 com cada refeição, ou seja, três cápsulas diárias de Omega3 e de Selénio uma cápsula duas vezes por dia.

É importante evitar alimentos que sejam pro-inflamatórios, como é o caso dos alimentos industrializados, frituras, comidas rápidas e alimentos ricos em açúcar e gorduras.

Também é de assinalar que se é fumadora deve considerar deixar de fumar e se tem excesso de peso, é aconselhado a perda para prevenir o maior desgaste articular e de outras doenças, como a hipertensão e diabetes.

Se baixarmos a inflamação do nosso corpo melhoramos o nosso peso e temos mais energia e mantemos um melhor sistema imunitário e consequentemente teremos um melhor estado de ânimo.

A maioria da inflamação do nosso corpo tem origem no nosso sistema digestivo, por isso é recomendável tomar probióticos pelo menos três meses consecutivos, isto vai melhorar muito a inflamação, e vai diminuir a dor das suas articulações, e por isso a sua qualidade de vida. É importante também assegurar que não exista a presença de fungos como a cândida ou parasitas já que são muito pró inflamatórios e pioram a sua situação.

O seu caso precisa de um seguimento médico contínuo e temos que abordar com muita clareza pois a artrite reumatoide é muito complexa e ainda mais combinado com a menopausa.