Município refletiu o desafio das acessibilidades com cidadãos com deficiência e/ou incapacidade

O Dia Nacional das Acessibilidades foi o mote para uma tertúlia, que teve lugar no passado dia 21 de outubro, na Galeria Municipal, na qual o Município fez um balanço do trabalho já realizado no concelho ao nível das acessibilidades, década e meia de um caminho rumo à inclusão, que se salda de mais de 10kms de passeios acessíveis, equipamentos e espaços públicos municipais quase totalmente acessíveis e todo um conjunto de importantes conquistas, em prol de um município que pode ser vivido por todos. A ocasião  serviu ainda para refletir com cidadãos com  deficiência e/ou incapacidade sobre os desafios que ainda existem neste concelho que quer ser exemplar nesta área de ação que é prioritária.

 

O Município de São Brás de Alportel associou-se ao Dia Nacional das Acessibilidades, iniciativa impulsionada a nível nacional pela Associação Salvador com um programa de atividades desenvolvidas entre 19 e 21 de outubro.

Na manhã de dia 21 de outubro, a Galeria Municipal de São Brás de Alportel acolheu a tertúlia “Circular com todos” que contou com a presença do executivo municipal são-brasense, do presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, de técnicos municipais ligados à àrea do urbanismo e da inclusão social, de representantes da Associação Salvador e de cidadãos com deficiência e/ou incapacidade, familiares e amigos.

Também para esta manhã estava previsto um passeio pelo circuito acessível de São Brás de Alportel que, em virtude das condições climatéricas, não se realizou.

Empenhado na criação de condições de usufruto do concelho nas suas mais diversas valências e oportunidades para todos os cidadãos independentemente das suas deficiências ou incapacidades permanentes ou temporárias e das suas necessidades de mobilidade, o Município de São Brás de Alportel tem vindo a desenvolver gradualmente projetos e medidas para a inclusão.

Uma missão que a vice-presidente, Marlene Guerreiro, sublinhou ser já parte do “ADN” da ação municipal, assumida pelo executivo municipal, mas também por todos os técnicos municipais que trabalham estas questões de forma multidisciplinar para que as políticas de inclusão possam ser cada vez mais amplas e eficazes.

A rede de passeios pedocicláveis na vila que continua a ser ampliada e conta já com mais de 10kms, a adaptação dos espaços e equipamentos municipais e a criação de projetos de reabilitação urbana já com soluções de mobilidade para todos, são alguns exemplos do trabalho já realizado, num percurso de década e meia preenchido de inúmeras intervenções, que o Vereador Acácio apresentou de forma sucinta.

Um percurso que nunca está terminado, com muito por alcançar, como referiu o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro: “Vamos continuar. Temos vários projetos preparados nesta área que queremos desenvolver”. Para a concretização dos mesmos, o Município procura sempre apresentar os projetos a apoios comunitários, sendo dos municípios algarve que mais tem conseguido ver as suas candidaturas aprovadas nesta área.

Contudo, Vitor Guerreiro sublinhou que além do trabalho da eliminação de barreiras arquitetónicas há um trabalho igualmente importante a fazer: a eliminação de barreiras psicológicas e sociais.

Na área desportiva, o Município tem procurado tornar a prática desportiva acessível a todos os cidadãos. A data do Dia Nacional das Acessibilidades foi assinalada na Junta de Freguesia de São Brás de Alportel onde o executivo municipal entregou ao Núcleo de Boccia novos equipamentos. Este núcleo desportivo recentemente formado com o impulso e dinamismo de um jovem são-brasense com paralisia cerebral e que tem tido o mérito de juntar outros jovens com deficiência e/ou incapacidade para esta a prática desta modalidade.

O programa incluiu ainda a participação de técnicos municipais nas sessões on-line das “Acessibility Talks – Let’s walk the talks e do Encontro Nacional de Autarquias. Ambas as iniciativas foram promovidas a nível nacional pela Associação Salvador.