SAÚDE | Presidente da Câmara Municipal de Moura recebeu novo Presidente do Conselho de Administração da ULSBA

15:14 - 24/07/2026 ALENTEJO
O Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, acompanhado pelo Vereador José Banha, recebeu ontem, dia 23 de julho, nos Paços do Concelho, o novo Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Nelson Carvalho, numa visita institucional de apresentação e de reforço da cooperação entre as duas entidades.

A reunião permitiu abordar diversos assuntos considerados estratégicos para o concelho de Moura, com especial destaque para a empreitada de requalificação do Centro de Saúde de Moura.

O Presidente do Município fez um ponto de situação sobre a obra, reiterando que a mesma é prioritária para o concelho e sublinhando que o objetivo sempre foi defender os interesses da população e contribuir para o reforço do Serviço Nacional de Saúde no concelho.

Neste momento, a prioridade é dar andamento à empreitada para cumprir os prazos de conclusão e garantir a continuidade de financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Neste âmbito, Álvaro Azedo, informou ainda o Presidente do CA da ULSBA, que, no decorrer da recente reunião com o Vice-Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, Carlos Galamba, os autarcas presentes foram informados da possibilidade de continuidade das empreitadas que apresentem níveis elevados de execução, no PRR, situação que será objeto de avaliação no final de agosto. No dia 31 de agosto, as empreitadas que estiverem com níveis de execução definidos pela entidade gestora mantêm-se no PRR, para as restantes será encontrada nova forma de financiamento. Dentro de 15 dias, haverá nova reunião entre o Presidente da Câmara Municipal de Moura e o Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde para clarificação destas questões.

Independentemente desta posição, o Presidente da Câmara Municipal de Moura reafirmou que a requalificação do Centro de Saúde de Moura será concretizada e financiada pelo Estado, seja qual for a solução de financiamento que venha a ser definida pelo Governo, o qual se encontra a fechar o modelo a implementar.

Álvaro Azedo reforçou que o Município está comprometido com aquela obra, adiantando que a Câmara Municipal de Moura também já aprovou em reunião de executivo o projeto de Arranjos exteriores, um investimento orçado em 180 mil euros. Nas próximas semanas, e após aprovação de proposta em reunião de Câmara, o município encontra-se a tramitar a aquisição de terreno com 3.711m2 junto ao Centro de Saúde e Moura, com o intuito de investir em Habitação e ordenar toda a zona envolvente.

Ao longo da reunião, quer a Câmara de Moura, quer a ULSBA, destacaram a importância da melhoria das instalações de saúde como fator determinante para atrair e fixar médicos no território. Neste âmbito, o Município deu conta da intenção de requalificar habitações destinadas ao alojamento destes profissionais de saúde, contribuindo para criar melhores condições de fixação destes profissionais.

Outro dos temas abordados foi o processo de descentralização de competências na área da saúde. Os técnicos da Câmara Municipal de Moura e da ULSBA irão desenvolver um trabalho conjunto de levantamento e avaliação dos edifícios, equipamentos, recursos humanos, viaturas, património e contratos associados, com vista à preparação do processo de transferência de competências e à definição das respetivas responsabilidades.

A visita institucional permitiu reforçar a colaboração entre a Câmara Municipal de Moura e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, num compromisso conjunto de continuar a trabalhar em prol da melhoria dos cuidados de saúde prestados à população do concelho.

 

CM Moura