Comemorações do Dia do Autor Português na BMLJ de Albufeira

12:30 - 27/05/2026 ALBUFEIRA
Nesta quinta-feira, dia 28 de maio, às 21h00, a Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe uma tertúlia especial do Clube de Leitura. O evento assinala o Dia do Autor Português (celebrado a 22 de maio) sob o mote «O Cais da Escrita: Conversas com Escritores Locais».

A sessão será moderada pelo escritor local Roberto Leandro e contará com a participação de duas autoras de relevo na região: Ana Sofia Brito e Gabriela Pacheco. O debate centralizar-se-á na criatividade, na produção literária, no panorama da edição em Portugal e nos desafios de ser autor e produtor cultural no Algarve. Serão ainda abordadas as novas oportunidades da literatura contemporânea e os eixos temáticos que definem a obra de cada convidada.

O programa reserva também um momento dinâmico de partilha, com a leitura de obras das autoras e um convite aberto ao público para ler os seus próprios textos originais, promovendo a proximidade entre criadores e leitores.

 

Sobre o moderador:

Roberto Leandro (Moderador): Albufeirense de coração e lisboeta por descoberta poética, iniciou o seu percurso artístico em 1986. Dividido entre a música, o teatro e a escrita, editou quatro obras poéticas, destacando-se a última, “Diário de Bordo” (2023). É letrista, colaborador em várias antologias e, desde 2020, intitula-se "alfaiate dos textos". É alguém que, recusando a rigidez da seriedade, prefere a autenticidade de ser uma 'pessoa a sério'.

 

Sobre as convidadas:

Ana Sofia Brito (Convidada): Natural de Albufeira e licenciada em Letras, desenvolve um trabalho multifacetado como atriz e cronista. Colabora regularmente com o Jornal do Algarve, 7Margens e Sul Informação. É a criadora do podcast "Direito ao Grito" (FNAC) e do programa radial "Zona d’Embarque". Tem livros publicados em Portugal e no Brasil, destacando-se “Em Breve, Meu Amor”, “O Homem do Trator e Albufeira” e “Histórias da Nossa Gente”.

 Gabriela Pacheco: Residente em Albufeira e licenciada em Ciências da Educação e da Formação. Com vasta experiência em sessões de escrita criativa no âmbito do Plano Nacional das Artes, tem desenvolvido o seu percurso como copywriter, ghostwriter e jurada de concursos literários e artísticos, utilizando a palavra como uma ferramenta de transformação social e individual. É cofundadora do projeto educativo “O Arco da Íris” e autora do livro homónimo, no que entrelaça aprendizagem e imaginação. Combina a paixão pela Educação com a admiração pela Arte e Cultura, refletindo a sua visão sobre a indissociabilidade desses campos, que explora como territórios complementares de expressão e inovação.

Faça parte da comunidade de leitores de Albufeira. Venha partilhar esta noite especial connosco!

 

Biblioteca Municipal Lídia Jorge