Volta ao Algarve: Lipowitz e Seixas querem estar na luta pelo pódio

15:08 - 18/02/2026 DESPORTO
Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) e Paul Seixas (Decathlon) assumiram hoje que vão lutar pelo pódio da 52.ª Volta a Algarve, embora reconheçam que o pelotão desta edição é muito forte.

“Teremos de ver depois de amanhã [quinta-feira] como as pernas estão. Há tantos tipos fortes aqui, será super difícil, mas claro que vou tentar [lutar pelo pódio]. Não vim aqui de férias”, respondeu bem-disposto Florian Lipowitz, à agência Lusa.

Terceiro classificado e melhor jovem do Tour2025, o alemão de 25 anos passou quase despercebido no ‘corrupio’ de ‘estrelas’ do pelotão mundial que hoje se concentraram em Vila Real de Santo António, à partida para os 183,5 quilómetros da primeira etapa que acaba em Tavira.

“A INEOS tem um bloco muito forte, mas também a UAE [Emirates] com o [João] Almeida. Penso que é um dos grandes candidatos. Essas são as principais favoritas”, apontou.

Para o corredor da Red Bull-BORA-hansgrohe, a ‘Algarvia’ é “o primeiro teste da época”.

“Fiquei doente depois de Maiorca, perdi duas semanas de treino. Vamos ver como me saio”, afirmou.

Lipowitz escolheu o Algarve para preparar o seu primeiro grande objetivo da época, a Volta à Catalunha, regressando a altitude depois da prova portuguesa, que decorre até domingo.

“Os media tentam sempre comparar-nos, mas o que ele fez nos últimos anos é muito mais do que eu alcancei. Foi campeão olímpico, ganhou a Vuelta. No ano passado, mostrei um bom nível, mas posso melhorar”, respondeu ao ser questionado sobre como é ter Remco Evenepoel na equipa.

Embora reconheça que “é bom ver a equipa ganhar e o Remco super forte”, o alemão não deixa de assumir as responsabilidades inerentes ao estatuto que adquiriu no ano passado com o terceiro lugar na Volta a França.

“Claro que também quero ter bons resultados. Ponho alguma pressão em mim mesmo, como é evidente, mas penso que para a equipa é bom ver que todos estão a ter boas exibições”, concluiu.

Ao contrário de Lipowitz, o jovem Paul Seixas foi um hoje um dos ciclistas mais solicitados pela imprensa à partida para a primeira etapa, quer pelas suas raízes portuguesas, quer pela expectativa que a sua curta carreira já gera.

“Espero ganhar uma etapa e veremos como as minhas pernas estão. Pelo momento, penso que estão bastante bem. Estão aqui corredores muito bons, mas espero sair-me bem”, declarou o campeão em título da Volta a França do Futuro.

O francês de 19 anos admitiu que espera chegar ao pódio, notando que a Decathlon está na Volta ao Algarve com o objetivo de lutar pela geral.

“Temos muitos corredores fortes no contrarrelógio, por isso faremos de tudo para tornar isso possível”, acrescentou o lusodescendente, que sabe apenas dizer ‘obrigado’ em português.

A 52.ª ‘Algarvia’ foi hoje para a estrada e termina no domingo, no alto do Malhão, que vai coroar o sucessor do dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), ausente desta edição.

 

Lusa