A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) participou na reunião de parceiros do projeto RuralSilverHubS que decorreu a semana passada, dias 21 e 22, em Limoges, França, e juntou entidades de diversos países do espaço Sudoe (sudoeste europeu).
A participação da AMAL neste encontro reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do território, a inovação social e a cooperação europeia, valorizando o papel do Algarve na construção de respostas para os desafios demográficos atuais.
O projeto RuralSilverHubS, financiado pelo programa Interreg Sudoe, tem como objetivo responder aos desafios do envelhecimento, despovoamento rural e acesso limitado a serviços, promovendo soluções inovadoras que valorizam o papel da população com mais de 55 anos, enquanto agente central na dinamização e transformação dos territórios rurais.
Entre as principais iniciativas destacam-se a criação dos Laboratórios de Inovação Social e Digital (RS-Labs) e do Observatório da Rural Silver Economy, que irá recolher dados em regiões de Espanha, França e Portugal, incluindo o Algarve, visando apoiar a tomada de decisões e o desenvolvimento de políticas públicas.
O consórcio do projeto é liderado pela Diputación de Tarragona (órgão governamental e administrativo da província de Tarragona) e integra como parceiros a Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Comunidade Intermunicipal do Ave, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Sociedad para el Desarrollo de la Provincia de Burgos, a Universidade de Vigo, a Fundación Finnova, o GIP Gérontopôle Nouvelle-Aquitaine e o Clusterlab Silver Occitanie.
Bernays Lab