Solis

12:00 - 24/01/2026 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Solis é de origem legendária. “Id, que sol is” ou “Ide enquanto há sol” foi uma ordem dada por Pelaio (718-737) a um seu capitão para perseguir Mouros em fuga.

O local onde se deu a ocorrência, denominado de Solis, foi doado ao dito capitão, que adotou o patronímico (fig. brasão).

Nas Astúrias existe a freguesia de Solis, no concelho de Corveras e distrito de Avilés  https://es.wikipedia.org/wiki/Sol%C3%ADs_(apellido).

Andelgaster Siliz, fundou o mosteiro de Santa Maria de Obana (Congas de Tineo) em 871 e seria descende do primeiro Solis. Casou com Brunilde (filha do Conde Gonçalo, povoador de Lara).

Sarracino Sylo, descendente dos anteriores, aparece como testemunha de doações por D. Bermudo II, Rei da Galiza (982-999) e de Leão (985-999) …

Astur Sylo, filho do anterior, testemunha em 992 a doação do Castelo de Miranda por D. Bermudo II á igreja de Oviedo.

Cubis Siliz ou Solis, filho de Astur, que era vivo no ano 1000, teve quatro filhas - Gudigena, Alejania, Brunilde e Masfara que ingressaram no convento de Obana, fundado pelo seu antepassado Andelgaster. Masfara, que só foi monja depois de viúva, foi casada com Martin Lain Nunez (filho de Nuno Laynes de Vivar e de Engilona Fernandez) e teve como filho Sol Martínez de Solís que deu continuidade á geração e ao apelido…

S. Pedro de Solis é uma freguesia de Mértola e pode assim ser chamada pelo navegador e piloto Juan Díaz de Solís. Este foi, com outros, morto e comido pelos indígenas Charruá, quando da exploração (1516) da foz do Rio de Solis (para os Castelhanos) ou Rio da Prata (para os Portugueses), o qual faz fronteira entre Uruguai e Argentina…

Francisco de Solis e Guiomar Fernandes terão casado em Martim Longo (c.1585), tendo ela falecido, já viúva, depois de 1613, data do casamento da filha Maria de Solis, a qual veio casar a Vale Telheiro, Loulé, em 1613, com Manuel Machado (filho de Sebastião Rodrigues e de Luzia Pinta). Manuel havia contraído matrimónio anteriormente (1613) com Joana Vaz. Maria de Solis faleceu em 1653.