IMI 2026: qual é o imposto a pagar em cada município? Vê neste mapa

18:05 - 10/01/2026 ECONOMIA
Maioria dos municípios vai cobrar taxa de IMI mínima em 2026, de 0,3%. Descobre se o teu é um deles.

Já se sabe quais são as taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) fixadas para 2026. A maioria dos municípios vai cobrar a taxa mínima, de 0,30%. E contam-se ainda 31 autarquias que optaram por descer este imposto. Descobre qual é a taxa de IMI definida pelo teu município neste mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados do Fisco.

taxa de IMI a aplicar em 2026 já foi divulgada pela grande maioria dos 308 municípios portugueses, tal como revelam os dados publicados no Portal das Finanças e consultados esta quinta-feira (dia 8 de janeiro). Contam-se 199 autarquias que vão aplicar a taxa mínima de IMI de 0,3%, mais quatro do que há um ano. Em destaque está Lisboa, Faro, Coimbra, Funchal e Leiria. O município do Porto optou por manter a taxa de IMI em 0,324%.

Este ano, apenas quatro municípios decidiram aplicar a taxa máxima de IMI, de 0,45%: Cartaxo, Nazaré, Oeiras e Vila Real de Santo António. São menos dois do que no ano anterior: Torre de Moncorvo, Alandroal e Mafra decidiram descer esta taxa, enquanto Oeiras optou por aumentá-la para o máximo.

 

Aliás, Torre de Moncorvo foi mesmo o município que mais reduziu a taxa de IMI em 2026 face ao ano anterior: passando de 0,45% (o máximo) para 0,3% (o mínimo). Além deste contam-se outros 30 municípios que desceram o IMI no último ano. É o caso de Torres Novas, Guimarães, Valongo, Braga, Sines e Maia.

Por outro lado, Oeiras lidera a lista de cinco autarquias que optaram por aumentar o IMI este ano (passou da taxa mínima para a taxa máxima). Além deste município, vai haver crescimentos no imposto em Vagos, Póvoa de Lanhoso, Cascais e Ourém. A maioria grande maioria dos municípios optou por manter as taxas de IMI inalteradas, tal como mostram os dados das Finanças.

De notar ainda que cada município pode optar por reduzir o IMI às famílias consoante o número de dependentes (um filho tem desconto de 30 euros, dois equivalem a 70 euros e três a 140 euros). Já a taxa de IMI aplicada a prédios rústicos continua a ser de 0,8% em todos os concelhos do país.

 

Idealista News