Tenha uma palavra a dizer! A sua opinião importa!
O InnoBRIDGE – projeto de sensibilização e comunicação de proximidade para a redução de ignições na região do Algarve – é um projeto iniciado a 20 de maio de 2025 e financiado pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF) através da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). O projeto é desenvolvido por um consórcio de duas instituições, respetivamente o Instituto Superior Técnico (IST) através da FUNDEC, coordenador do projeto, e a Universidade do Algarve (UAlg).
Partindo de uma abordagem participativa, centrada na prevenção e na mitigação do risco de incêndio rural, o projeto InnoBRIDGE pretende criar espaços de diálogo e partilha de conhecimentos, visões e experiências, conectando pessoas, organizações e entidades e fomentando a criação de uma rede de atores onde, todos juntos, podemos promover territórios mais resilientes e sustentáveis. O envolvimento das comunidades locais é um aspeto chave neste projeto, permitindo a co-criação de uma estratégia comunitária para a ação, contribuindo para uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural e provendo uma comunicação de proximidade com todos os atores dos territórios da Serra do Caldeirão e da Serra de Monchique e Silves.
Na Serra do Caldeirão, o InnoBRIDGE implementará um laboratório de inovação social (InnoLab) que fomentará o diálogo e a colaboração entre as comunidades locais, a ciência e as organizações envolvidas na gestão dos territórios florestais para a co-criação de uma visão implementável e comunitária da Serra.
Na Serra de Monchique e Silves, o InnoBRIDGE capacitará e apoiará o Grupo de Ação Local (criado anteriormente no âmbito de um projeto anterior) no desenvolvimento e implementação das ações (definidas pelo Grupo) para a redução do risco de incêndio rural daquele território.
Assim, no âmbito das atividades previstas na Serra do Caldeirão, o InnoBRIDGE convida para os “Diálogos com as Comunidades” entre 14 e 18 de dezembro.
Este evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e conta com o apoio da AGIF, da AMAL, das Câmaras Municipais de São Brás de Alportel, Tavira, Loulé, Monchique e Silves e das respetivas Juntas de Freguesia. Tem
como objetivo:
-
Partilhar com as comunidades locais os resultados preliminares do projeto;
-
Criar momentos coletivos de diálogo e de debate sobre o território da Serra do Caldeirão, criando espaços para ouvir a população e as suas preocupações, e recolhendo expectativas para as próximas sessões participativas (previstas para 2026);
-
Promover momentos de comunicação de proximidade junto das comunidades locais, fortalecendo a mobilização e o envolvimento local para as próximas ações do InnoBRIDGE.
Estes momentos irão decorrer em entre 14 e 18 de dezembro em locais distintos da Serra, de acordo com a seguinte calendarização:
-
14 de dezembro, entre as 14h00 e as 16h00, na Sede do Futebol Clube Cabeça do Velho, Cabeça do Velho;
-
15 de dezembro, entre as 10h00 e as 12h00, no Posto do Cidadão, Largo dos Bombeiros, Cachopo;
-
16 de dezembro, entre as 9h00 e as 12h00, na Sede da Associação de Produtores Florestais, Barranco do Velho;
-
17 de dezembro, entre 15h00 e as 17h00, na Sede da Associação de Agricultores de São Brás de Alportel, São Brás de Alportel;
-
17 de dezembro, entre as 18h00 e as 20h00, na Sala da Junta de Freguesia de Salir, Salir;
-
18 de dezembro, entre as 17h30 e as 18h30, na Sede da Associação de Produtores Florestais, Barranco do Velho.
Destaca-se, ainda, que será criada uma exposição, na Sede da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, no Barranco do Velho, com os resultados preliminares do projeto. Esta exposição estará disponível durante um mês para todos os interessados a visitarem e deixarem os seus comentários.
Participe!
InnoBRIDGE