O «Centro Ambiental – Polos de Loulé e da Pena», iniciativa do Município de Loulé, mereceu uma distinção ODSlocal 2025, na categoria «Boa Prática Individual».
O anúncio público desta Menção Honrosa, atribuída pela Plataforma ODSlocal, teve lugar durante a Conferência “Horizontes de Inovação: Alcançar os Objetivos”, que se realizou no dia 21 de novembro de 2025, no Pavilhão Municipal João Francisco Ribeiro Corrêa, no Cadaval.
Esta distinção reconhece o trabalho desenvolvido pelo Município de Loulé no âmbito da implementação e promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível local, através do Centro Ambiental e dos seus polos de Loulé e da Pena, que têm sido um exemplo de educação, envolvimento comunitário e práticas sustentáveis.
A Conferência ODSlocal, promovida pela Plataforma ODSlocal, é um evento anual que reúne autarcas, representantes da sociedade civil, investigadores e promotores de projetos locais, num momento de partilha de boas práticas e de celebração dos avanços alcançados rumo à concretização da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Neste momento, já se encontram mapeadas 174 boas práticas municipais e 106 projetos locais no concelho de Loulé, estando também disponível a informação de 301 indicadores.
Recorde-se que a Plataforma ODSlocal é uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt, e conta com o apoio da Fundação “la Caixa”.
A “Conferência ODSlocal ’25 – Horizontes de Inovação: Alcançar os Objetivos” pode ser revista nesta ligação.
O Município de Loulé e a Comunidade continua a trabalhar em conjunto para responder às necessidades do presente e aos desafios do futuro, com o foco nas pessoas e no território.
CM Loulé