«Transforma a tua torradeira velha num carro de bombeiros novo» é o nome da campanha que reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel lançou à comunidade escolar o desafio de participar na iniciativa “Transforma a tua torradeira velha num carro de bombeiros novo”, que incentiva alunos, professores e famílias a entregar pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) que já não utilizem, contribuindo para apoiar os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. A campanha decorre de 24 a 28 de novembro nas escolas e jardins de infância do concelho, mobilizando a comunidade para a adoção de práticas mais sustentáveis e para o reforço solidário dos meios ao serviço da proteção e socorro.
Durante a semana, alunos, professores e cidadãos podem entregar equipamentos como torradeiras, ferros de engomar, varinhas mágicas, candeeiros, telemóveis, tablets, consolas de jogos, computadores portáteis, impressoras, carregadores, teclados, ratos, colunas de som e pequenos rádios. Os equipamentos de maiores dimensões podem também ser entregues desde que diretamente no Quartel dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.
Todos os equipamentos recolhidos nos estabelecimentos de ensino serão encaminhados para a campanha Quartel Eletrão, permitindo a sua transformação em recursos úteis para os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, incluindo veículos de combate a incêndios e outros equipamentos essenciais.
No mesmo âmbito, o Centro de Interpretação e Educação Ambiental – Quinta do Peral promove no próximo sábado, dia 29 de novembro, a Feira de Trocas. Das 15h00 às 17h00, este é o local certo para a troca de roupas, livros, brinquedos, telemóveis, carregadores e pequenos eletrodomésticos. Uma iniciativa dirigida ao público em geral.
As iniciativas integram a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR 2025), que decorre de 22 a 30 de novembro e este ano tem como foco os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.
Trata-se da maior campanha europeia de sensibilização para a prevenção de resíduos e procura alertar a população para a importância da reciclagem, da redução da produção de resíduos e da adoção de hábitos de consumo mais sustentáveis. Estima-se que quase metade dos Resíduos elétricos produzidos ainda não seja recolhida, embora estes equipamentos contenham materiais perigosos, mas também recursos valiosos que podem ser reutilizados ou reciclados.
O Município de São Brás de Alportel reafirma, através desta iniciativa, o seu compromisso com a sustentabilidade, a gestão responsável dos resíduos e o reforço dos meios de proteção e socorro da comunidade. Ao transformar equipamentos em fim de vida em recursos essenciais para os bombeiros, a autarquia evidencia a importância de promover a economia circular e de incentivar práticas que protejam o ambiente e contribuam para o bem-estar.
CM S Brás de Alportel
