Fotos: @fabioplacido
Concurso Jovem Talento da Gastronomia realiza a sua terceira semi-final na Quinta do Lago, no Algarve, a 20 de novembro

11:00 - 18/11/2025 ALGARVE
O concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) segue rumo ao sul do país para a sua última semifinal, que terá lugar no dia 20 de novembro, na Quinta do Lago, no Algarve.

Após os eventos realizados no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nos passados dias 5 e 12 de novembro, é agora a vez dos jovens talentos da restauração e hotelaria competirem no Algarve.

Organizado pelas Edições do Gosto, o JTG é o maior concurso nacional dirigido a estudantes de hotelaria e restauração com menos de 25 anos, oferecendo um programa de visibilidade e aprendizagem para as futuras gerações da gastronomia em Portugal.

São seis as categorias a concurso, destinadas a estudantes das áreas de sala/bar, cozinha/pastelaria e gestão: Cozinha Recheio, Pastelaria Dovo, Plant-Based by Bonduelle, Inovação com Arroz Bom Sucesso, Artes da Mesa ICEL, Bartender Manja e Gestão F&B by Quinta do Lago. No Algarve, terão lugar as provas das três últimas categorias, que decorrem nos restaurantes Bovino Steakhouse e Casa Velha.

Vai decorrer ainda, em simultâneo, entre as 10h30 e as 16h00, no Bovino Steakhouse, o Roadshow JTG, apresentado pelo bartender algarvio Wilson Pires (In’Verso, Faro), uma dinâmica idealizada para potenciar o conhecimento dos estudantes de hotelaria, com apresentações, demonstrações de cozinha e jogos conduzidos por talentosos chefes de cozinha, pasteleiros e bartenders em destaque no setor. Do programa fazem parte os chefes Lara Figueiredo (MACAM, Lisboa), David Jesus (Seiva, Leça da Palmeira) Filipe Ramalho (Páteo Real, Alter do Chão), André Condeço (Sublime Comporta) entre outros, que irão abordar temas como “O admirável mundo dos vegetais”, “Gestão de F&B: a produção da experiência” e “A ascensão dos NoLo Cocktails”.

Cada categoria foi pensada para valorizar diferentes vertentes da gastronomia e do serviço, unindo técnica, criatividade e conhecimento prático. Os três concorrentes mais bem pontuados de cada categoria conquistarão o desejado lugar na grande final nacional, que decorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A avaliar o futuro do talento português estará um painel de profissionais reconhecidos, entre os quais o chefe e presidente do júri Luís Gaspar (Brilhante, Sala de Corte e Pica-Pau), em Lisboa, Jaime Montgomery, Matilde Machado (Penha Longa Resort), Sintra, Maria Hipólito (EHT Lisboa), Rafael Ventura (EHT Lisboa), André Condeço (Sublime Comporta), Jorge Jesuíno (Quinta do Lago), Debbie Tsao (Quinta do Lago) e José Botelho (Quinta do Lago).

 

Catarina Amado