Antes de fazer compras online na Blackfriday ou para o Natal, importa conhecer as lojas digitais e saber fazer transações seguras.
Estão a chegar duas das principais épocas de ouro para o comércio online em Portugal e no mundo. Falamos da Black Friday, que este ano se realiza a 28 de novembro, e o Natal. Mas continua a haver muitas dúvidas sobre estas transações digitais. Será que fazer compras online é seguro? E que lojas e plataformas existem? No artigo desta semana da Deco Alerta, explicamos tudo sobre os tipos de plataformas de comércio eletrónico e damos-te dicas para fazeres compras online seguras.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Talvez por ter pouco (ou nenhum) conhecimento sobre a internet e compras feitas através dela, ou talvez por ser doutra geração, não confio no comércio eletrónico e tenho até muitas dúvidas sobre o que são lojas online, plataformas em linha ou as famosas marketplace. Podem ajudar a saber mais sobre o assunto? Acredito que a DECO me consiga esclarecer!
O projeto da Deco “Segue os teus direitos digitais” pode dar-te a informação de que necessitas para seres um consumidor digital mais seguro e consciente.
As plataformas em linha ou plataformas de marketplace são plataformas digitais que ligam consumidores a vendedores na compra de produtos e serviços através de um website. Funcionam como intermediárias, permitindo que empresas e particulares vendam e comprem os produtos ou serviços sem precisar de uma loja física própria.
Porém, nestas plataformas podem surgir vendedores com práticas fraudulentas ou esquemas piramidais, além de proliferarem produtos falsificados, ilegais ou de qualidade inferior.
Existem diferentes tipos de plataforma, o que, para o consumidor menos informado, poderá aumentar a confusão. São elas:
-
Plataformas de marketplace intermediárias entre comerciantes e consumidores. É o caso da Amazon, eBay, Alibaba, Temu, Shein, entre outras;
-
Websites de empresas com plataformas de marketplace, nomeadamente Fnac, Leroy Merlin, Worten, entre outras;
-
Redes sociais com marketplace, como sejam Facebook Marketplace, o Instagram Shopping, TikTok Shop, etc.
Na verdade, as plataformas digitais oferecem ao consumidor a facilidade de acesso a uma variedade de produtos num só espaço, a possibilidade de comparar preços e avaliações de diferentes vendedores, preços mais baixos e acesso a promoções e descontos, métodos de pagamento e de reembolso em linha e ainda processos de compra com serviços de entrega rápida, acompanhamento de encomendas e canais de apoio ao cliente.
7 dicas para fazer compras online seguras
Para fazer compras online seguras, a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor deixa-te estes sete conselhos úteis:
-
Verifica a avaliação/identidade do vendedor;
-
Lê atentamente a descrição do produto ou serviço;
-
Confirma as políticas de devolução e garantia;
-
Desconfiar de promoções ou ofertas demasiado boas para ser verdade;
-
Prefere métodos de pagamento seguros;
-
Confirma a origem do produto e os prazos de entrega;
-
Guarda todos os comprovativos da compra.
Estamos ao teu dispor para esclarecer todas as dúvidas. Informa-te connosco.
*Conta com o apoio da DECO através do número de telefone 21 371 02 00, do endereço eletrónico deco@deco.pt. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.
Deco
Idealista News