Curta-metragem de estudante da UAlg distinguida com menção honrosa no Festival do Motelx

14:00 - 03/10/2025 ALGARVE
A curta-metragem de animação «The Light of the World», realizada por Lívia Santos Furtado no âmbito da licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve, foi distinguida com uma Menção Honrosa no Digital Film Festival, organizado pelo MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, no Cinema São Jorge.

Este novo reconhecimento surge depois da mesma obra ter conquistado o Prémio Cineasta com menos de 30 anos na 29.ª edição dos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA.

"The Light of the World" (A Luz do Mundo) narra a jornada de um homem perdido numa floresta silenciosa, em busca de orientação. No interior de uma gruta, mergulhado na escuridão, é conduzido por uma luz suave e transcendente que o guia para fora, revelando uma paisagem serena e a presença de Deus. O caminho, inicialmente marcado pela solidão, transforma-se numa experiência de esperança, clareza e transcendência.

Além desta distinção, outros dois filmes realizados por estudantes da Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve foram também selecionados para competição no Festival AVANCA. Os filmes são: “Amor Tóxico”, de Andressa Silva e desenvolvido em animação de desenho animado e “Onirismo 25”, de Morgana Formosinho e Rúben Resende Dias, um projeto de videoarte.

A Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve, lecionada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, oferece uma formação criativa e multidisciplinar, que cruza práticas artísticas tradicionais e contemporâneas, preparando os estudantes para diversos percursos no setor cultural e artístico.

 

UAlg