ROADSHOW SOBRE O VOLUNTARIADO TEVE PRIMEIRA EDIÇÃO EM FARO NO DIA 29 DE ABRIL

15:15 - 08/05/2025 FARO
A primeira edição do Roadshow dedicado ao Voluntariado, iniciativa da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), passou por Faro, no passado dia 29 de abril,

tendo-se realizado na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, contando com o envolvimento e participação direta do Banco Local de Voluntariado do Município de Faro. 

Esta iniciativa, que pretende dar a conhecer e dinamizar o Voluntariado na comunidade escolar de vários cantos do país, decorre em 10 escolas, de oito distritos do país.

Com este roadshow, a CASES pretende dinamizar e promover o voluntariado, como um dos motores de desenvolvimento local, incentivando o aumento da participação e cidadania ativa na comunidade, bem como envolver as entidades da economia social.

O evento realizado em Faro consistiu no desenvolvimento de três atividades: no período da manhã foi realizada a sessão de abertura, intitulada "Introdução ao Voluntariado. O que é? Porque é importante?". Esta contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Faro (CMF), Carlos Baía e do Diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Francisco Soares. Durante o período da tarde foi dinamizada a Oficina "Como construir uma ação de voluntariado para ajudar minha comunidade?". Ao longo do dia, decorreu uma Feira de Voluntariado, na qual estiveram representadas várias Entidades: CASES; Europe Direct Algarve; Cáritas Diocesana do Algarve; Associação Sê Mais, Sê Melhor; Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro; Banco Alimentar Contra Fome do Algarve; Liga Portuguesa Contra o Cancro – Grupo de Apoio de Faro; IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. Algarve; Fórum Estudante; CPV – Confederação Portuguesa de Voluntariado. Todas elas puderam mostrar o seu trabalho e contactar com os visitantes, sensibilizando-os para as problemáticas em relação às quais atuam.

A iniciativa envolveu toda a comunidade escolar, alunos, professores e funcionários, de forma direta ou indireta, contabilizando-se a participação de cerca de uma centena de alunos, nas diversas iniciativas realizadas e contou com o apoio da CMF.