Poker: a nova profissão de sonho dos portugueses?

16:05 - 14/07/2020 ATUALIDADE
Em Novembro de 2018, o algarvio Tiago Branco deslocou-se até Madrid para participar no Main Event do Circuito Nacional de Poker de Espanha.

Face à concorrência de dezenas de jogadores de poker experientes, vindos maioritariamente da Península Ibérica, Tiago conseguiu terminar no segundo lugar da classificação geral. Perdeu apenas para o espanhol Javier Elorza, que se sagrou o grande vencedor.
Mas no mundo do poker competitivo, um segundo lugar tem muitas vezes o sabor da vitória. Nessa noite, Tiago levou para casa um prémio de €39,600, mesmo depois de ter perdido a ronda final com um par de quadras.
O que levou um jovem algarvio a tentar a sua sorte num torneio internacional de poker? Provavelmente os mesmos motivos que levam tantos jovens portugueses a tentar uma carreira profissional no clássico jogo de cartas. O poker online tem-se revelado um dos mais populares e lucrativos fenómenos dos últimos anos, e os portugueses parecem especialmente dotados para o bluff. Não é por acaso que o maior prémio online da história do poker terminou na mão de um português. Nem por acaso que os portugueses gastaram aproximadamente mil milhões de euros em sites de jogo online no primeiro trimestre de 2020.
Através da Internet, jovens do Algarve e das restantes regiões do país têm a oportunidade de competir contra jogadores estrangeiros, evoluir a sua estratégia, e sonhar com uma carreira profissional exclusivamente dedicada ao poker. Mas até que ponto pode o sonho de jogar poker traduzir-se numa carreira profissional credível?

Um negócio de risco

Ser um jogador profissional de poker tem as suas vantagens e as suas desvantagens. A principal motivação daqueles que tentam a sua sorte passa pelo desejo de obter um rendimento que não subentenda limitações como horários apertados, patrões chatos, ou rotinas fatigantes. Um jogador profissional de poker encontra-se na condição única de controlar a sua própria agenda e de determinar quando e como deve trabalhar. E aqueles que sucedem no mundo do poker podem muitas vezes procurar outras formas de rendimento, seja através de live streams, da criação de conteúdo, ou da publicação de livros. Finalmente, o poker online oferece prémios muito interessantes. Tal como Tiago Branco, que é na Internet conhecido como "Achas", outros jogadores profissionais de poker encontram-se na condição única de levar para casa "salários" na ordem das dezenas de milhares de euros. Um luxo que está ao alcance de pouquíssimas profissões em Portugal.
Mas ser um jogador profissional de poker tem, claro está, um lado menos bom. A maior dificuldade relaciona-se com o risco e com a incerteza. Mesmo os melhores jogadores de poker do mundo admitem que, em alguns meses, é possível perder-se dinheiro no jogo de cartas. Noutros meses, os rendimentos podem ser tão pequenos que se tornam insignificantes. Ser profissional de poker implica um controlo mental e emocional enorme, principalmente no que toca a lidar com o fluxo incerto da sorte e do azar. Se no espaço de um dia o poker pode fazer milionários, noutro pode revelar-se uma actividade extremamente ingrata. Além disso, ser jogador de poker não é para todos. Não basta ser um bom jogador e perceber profundamente as dinâmicas do jogo; também é preciso enganar as probabilidades com muitas horas de trabalho e dedicação, já que a competição é enorme.

Algumas dicas e métodos de trabalho

Apesar de todas as desvantagens, centenas de jovens portugueses procuram uma carreira no poker, e muito são mesmo bem-sucedidos. Mas é sequer possível construir uma fonte estável de rendimentos a partir de um jogo tão instável como o poker? Sim, desde que se sigam algumas regras essenciais.
Em primeiro lugar, é necessária uma boa dose de paciência. Embora assim pareça, ganhar milhares no poker online ou em torneios físicos não é algo que acontece da noite para o dia. Evoluir enquanto jogador de poker é um processo que pode demorar anos, e que exige muito talento e concentração. Basicamente, é preciso trabalhar muito para conseguir fazer frente aos mais experientes e talentosos jogadores do mundo.
É igualmente importante estabelecer limites no momento de apostar. Perder no poker pode ser frustrante, mas tem que ser visto como parte do trabalho. Jogar com dinheiro que pode ser considerado essencial é visto como perigoso e pode dar azo a maus resultados na mesa de jogo. É por isso que a maior parte dos jogadores profissionais de poker do século XXI começam por jogar durante a adolescência. É a altura perfeita para investir algum do dinheiro-extra que está guardado e que seria provavelmente usado em festas, festivais, ou outras actividades fúteis.
Finalmente, é importante assumir uma postura profissional desde o início. Um horário compreensivo, um método de trabalhar e apostar, e um registo completo de resultados, perdas, e ganhos são pré-requisitos fundamentais. Seguir todas estas instruções pode ser bem mais complicado do que parece, mas resultou para dezenas de jovens portugueses que conseguiram contrariar as expectativas e ganhar muito dinheiro no poker.