Serviços locais de saúde de Lagoa reorganizam-se em tempo de emergência

15:35 - 27/03/2020 LAGOA
Durante este período de exceção, os serviços de saúde devem ser contatados por telefone ou por correio eletrónico (e-mail).

A Subcomissão Municipal de Proteção Civil de Lagoa, responsável pela recolha e tratamento da informação relativa à pandemia SARS-COVID-2 no concelho, divulgou esta quinta feira, 26 de março 2020, as novas formas de atendimento e funcionamento dos serviços locais de saúde.

As novas regras, definidas em articulação com as normas emitidas pela Direção Geral de Saúde (DGS), pretendem responder às necessidades de avaliar e tratar os doentes com COVID-19.  Mas visam, ao mesmo tempo, continuar a assegurar o devido tratamento das outras necessidades de saúde. 

Seguindo as novas indicações «se tiver tosse, febre ou falta de ar deve ligar para a linha do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24):  808 24 24 24».

Para obter outros serviços de saúde, nomeadamente quando não existam sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19, está disponível a linha de telefone 282 340 370, entre as 08h00 e às 20h00, de segunda a sexta feira, ao sábado e domingo das 14h00 às 20h00.  

Estão ainda abertos os seguintes seis endereços eletrónicos, correspondentes aos principais núcleos urbanos do concelho, para onde os utentes poderão dirigir-se por escrito: direccao-lga@arsalgarve.min-saude.pt; carvoeiro@arsalgarve.min-saude.pt; estombar@arsalgarve.min-saude.pt; ferragudo@arsalgarve.min-saude.pt; parchal@arsalgarve.min-saude.pt; porches@arsalgarve.min-saude.pt.

Entretanto, as extensões de saúde de Carvoeiro e de Ferragudo encontram-se temporariamente encerradas.  Já as extensões de Estômbar e Porches abrem às segundas e sextas-feiras, entre as 9h00 e as 13h00. A extensão de Parchal abre às segundas e quintas-feiras entre as 9h00 e as 13h00. Todos/as os/as utentes devem fazer marcação telefónica antes de se dirigirem a qualquer destas unidades locais de saúde.

Os mesmos serviços de saúde Lagoa informam que a consulta de recurso do dia passa a ser exclusiva para as situações agudas de doentes sem sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19 – tosse ou febre ou falta de ar (estes devem ligar SNS24). Esta consulta de recurso do dia mantém o seu horário habitual: todos os dias das 14h00 às 20h00, incluindo os fins de semana, no Centro de Saúde de Lagoa.

nuam a ser assegurados os seguintes serviços mínimos: vacinação; acompanhamento da gravidez na 1ª consulta e transição trimestral; doenças crónicas não controladas, ou outros; tratamentos programados; receituário crónico com pedidos preferencialmente por email.  Mas todos estes serviços são sempre sujeitos a marcação prévia por telefone.

O apoio no domicílio (Cuidados Continuados Integrados) mantém igualmente o seu funcionamento, prestando a necessária resposta à comunidade.

Em breve, estará também em funcionamento a nova ADC-Comunidade (área dedicada a COVID-19) instalada no Centro de Saúde de Silves, destinado aos utentes dos concelhos de Lagoa e Silves. Contudo, este serviço responde apenas a quem tiver indicação prévia de um médico do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente da linha SNS 24.

O apelo repetido pelos serviços de saúde, continua a ser: «Por favor, cumpra com as orientações, mantenha-se seguro e FIQUE EM CASA!»

 

Por: Município de Lagoa