Ocupação de tempos livres de crianças e jovens é uma preocupação da autarquia

16:51 - 26/03/2020 LAGOS
Já a pensar no período pós surto da COVID-19 e com a expetativa de que o quotidiano retome a sua dinâmica habitual, a Câmara Municipal de Lagos aprovou na sua última reunião ordinária

- realizada na passada quarta-feira à porta fechada, atendendo às medidas do Plano de Contingência em vigor - as condições de participação no programa Viver o Verão 2020. Facilitar a gestão das famílias que têm no período do verão o seu pico de trabalho, necessitando de ocupar de forma lúdica e pedagógica as suas crianças e jovens, é o grande objetivo deste projeto promovido pela autarquia lacobrigense, que conta com o envolvimento e apoio das juntas de freguesia e clubes locais, entre outros parceiros.

A execução deste programa estará sempre dependente do levantamento prévio das medidas de contingência relativas ao surto de COVID-19.

Mais de 350 vagas para crianças dos 6 aos 15 anos e 180 vagas destinadas aos jovens monitores é a capacidade de resposta que o programa, a desenvolver-se nos meses de julho e agosto, terá nesta edição. Novidade é o acréscimo de vagas e a generalização da modalidade de participação “Manhã e Tarde” a todos os núcleos do projeto, designadamente ao polo da Luz, à semelhança do que já acontecia com os núcleos de Lagos, de Odiáxere e de Bensafrim.

Relativamente aos participantes, estes serão distinguidos entre os Minis e os Juniores, sendo estes últimos os participantes com 14 e 15 anos que, não tendo ainda possibilidade de desempenhar a função de monitores, acompanham os mais pequenos nas atividades e iniciam uma aprendizagem com os monitores, de modo a que em futuras edições já estejam mais preparados para assumir essa tarefa e responsabilidade.

Os monitores, que deverão ter entre 16 e 25 anos, irão na sua maioria acompanhar as crianças participantes, estando definidas algumas vagas para aqueles que pretendam colaborar nas ações de promoção e sensibilização ambiental que serão desenvolvidas nas zonas balneares pelos serviços da autarquia.

O projeto, orçado em 173.900,00€, conta com o apoio e envolvimento das juntas de freguesia e de clubes locais, entre outros parceiros.

As inscrições no projeto, que para os jovens decorrem de 6 a 24 de abril e para as crianças de 4 a 15 de maio, são feitas por via online, em formulário a disponibilizar no site www.viveroverao.com.

A leitura desta notícia não dispensa a leitura integral das normas de participação que irão ser igualmente disponibilizadas no site www.viveroverao.com , sendo que, em caso de dúvida os interessados poderão entrar em contacto com os serviços da autarquia através de telefone 282 780 900 e/ou do e-mail viver.verao@cm-lagos.pt

 

Por: CM Lagos