LOULÉ RECEBE BANDEIRA DE «AUTARQUIA +FAMILIARMENTE RESPONSÁVEL»

10:04 - 30/11/2019 LOULÉ
O Município de Loulé voltou a ser distinguido pelas boas práticas levadas a cabo em prol das famílias e, nesse sentido, recebeu uma vez mais a Bandeira de «Autarquia +Familiarmente Responsável».

A cerimónia de entrega destas distinções decorreu ontem, em Coimbra, e contou com a presença do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, da representante do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, Rosário Carneiro, e da parte da Câmara de Loulé, a vereadora com os pelouros da Ação Social e Educação, Ana Machado.

O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis é a entidade responsável pela atribuição desta Bandeira, procurando, assim, criar sinergias positivas para todos os municípios nacionais, com o objetivo de contribuir para que estes desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a Família, garantindo-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências, e prevenindo as situações de risco e vulnerabilidade.

Apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempos livres, cooperação, relações institucionais e participação social são algumas das áreas avaliadas por este Observatório no conjunto das medidas realizadas pelos municípios.

As «Férias para Todos» e «Férias para Todos XL» – programas de atividades de ocupação dos tempos livres nos períodos de férias da Páscoa e de verão, dirigidos aalunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos – constituíram um dos pontos fortes das ações realizadas em Loulé que valeram ao Município a distinção de «Autarquia +Familiarmente Responsável».

Deste conjunto de medidas que mostram o olhar atento da Câmara de Loulé para com as famílias, é de referir ainda a atribuição dos manuais  escolares em complementaridade com o Governo; os transportes escolares e refeições  escolares; o Regulamento «Loulé Solidário»; a redução fiscal para famílias numerosas(IRS e IMI); ou o Ciclo de Conversas "Semear Hoje...Colher o Amanhã...que mensalmente decorre na Biblioteca Municipal, com o objetivo de apoiar as famílias nos caminhos a percorrer, debatendo temas pertinentes e atuais.

Em 2019 foram submetidas 141 candidaturas, tendo sido distinguidas 77 autarquias. No distrito de Faro, para além de Loulé só Faro, Castro Marim e Alcoutim receberam esta Bandeira.Recorde-se que, desde 2013, as famílias têm constituído um eixo prioritário na ação do Município de Loulé. Anualmente, inscreve no seu Orçamento e Grandes Opções do Plano uma parte significativa canalizada para iniciativas que visam contribuir para o  bem-estar dos agregados familiares louletanos.

 

Por: CM Loulé