Euro2020: Portugal goleia Lituânia e fica a um triunfo do apuramento

21:41 - 14/11/2019 DESPORTO
A seleção portuguesa de futebol goleou hoje a Lituânia por 6-0, no seu penúltimo encontro no Grupo B de qualificação para o campeonato da Europa de 2020, disputado em Faro, colocando-se a um triunfo da fase final.

Cristiano Ronaldo, aos sete, de penálti, 22 e 65 minutos, para um total de 98 golos na seleção ‘AA’, em 163 jogos, Pizzi, aos 52, Gonçalo Paciência, aos 56, e Bernardo Silva, aos 63, apontaram os tentos da formação lusa, que joga domingo no Luxemburgo.

Na classificação, lidera a já apurada Ucrânia, com 19 pontos (sete jogos), contra 14 de Portugal (sete) e 13 da Sérvia (sete), vencedora por 3-2 na receção ao Luxemburgo, que soma quatro (sete). A Lituânia é última, com um (oito).

Jogo no Estádio Algarve, em Faro.

Portugal - Lituânia, 6-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Cristiano Ronaldo, 07 minutos (grande penalidade).

2-0, Cristiano Ronaldo, 22.

3-0, Pizzi, 52.

4-0, Gonçalo Paciência, 56.

5-0, Bernardo Silva, 63.

6-0, Cristiano Ronaldo, 65.

 

Equipas:

- Portugal: Rui Patrício, Ricardo Pereira, José Fonte, Rúben Dias, Mário Rui, Rúben Neves, Pizzi, Bernardo Silva (Bruma, 66), Bruno Fernandes (João Moutinho, 72), Cristiano Ronaldo (Diogo Jota, 83) e Gonçalo Paciência.

(Suplentes: José Sá, Beto, João Cancelo, Rúben Semedo, Raphael Guerreiro, João Moutinho, Éder, Bruma, Danilo, Podence, Diogo Jota e André Silva).

Selecionador: Fernando Santos.

- Lituânia: Setkus, Mikoliunas, Palionis, Girdvainis, Andriuskevicius, Simkus, Slivka, Kuklys (Deivydas Matulevicius, 57), Novikovas, Golubickas (Lasickas, 72) e Cernych (Kazlauskas, 81).

(Suplentes: Zubas, Cerniauskas, Klimavicius, Algis Jankauskas, Lasickas, Kasparavicius, Vaitkunas, Deivydas Matulevicius, Giedrius Matulevicius, Kazlauskas e Baravykas).

Selecionador: Valdas Urbonas.

 

Árbitro: Ruddy Buquet (França).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Palionis (27) e Mikoliunas (80).

Assistência: 18.534 espetadores.

 

Declarações após a goleada de Portugal na receção à Lituânia (6-0), no penúltimo encontro no Grupo B de qualificação para o campeonato da Europa de 2020, disputado em Faro:

 

Fernando Santos (selecionador de Portugal): “Fizemos uma primeira parte muito boa, com muitas variações de jogo e com o controlo. Ao intervalo, tínhamos criado muitas oportunidades e podíamos ter mais golos. Pedi aos jogadores para manter o ritmo e para continuar a fazer golos, acabar este jogo e pensar no próximo.

Temos um adversário pela frente, com menos horas para recuperar, e temos de pensar nesse jogo.

[Sobre as conversas com Ronaldo] Estava em condições e foi mais conversar com ele”.

 

Ricardo Pereira (jogador de Portugal): “Senti-me bem, é importante voltar e dar o meu contributo.

Sabíamos que tínhamos de entrar bem no jogo e marcar cedo. Foi importante para dar tranquilidade à equipa.

Temos os jogadores para, se ele mudar [no Luxemburgo], ter a mesma qualidade. Agora é descansar porque o próximo jogo é importante”.

 

Pizzi (jogador de Portugal): “Fizemos todos um grande jogo desde o primeiro momento. Estivemos muito focados e concentrados e não demos facilidades ao adversário.

Tornou o jogo mais fácil, jogámos a um ou dois toques, sem complicar, e fizemos uma grande vitória, e acima de tudo não sofrermos golos nem passarmos nenhum calafrio.

Trabalhámos muito isso, a segunda bola a atacar, para não ceder contra-ataques, a única opção deles, mas estivemos fortes e focados e fizemos o que o treinador pediu. Estamos todos de parabéns.

Já todos sabemos que Cristiano é um fenómeno, é um orgulho. Vai fazer muitos mais [golos], a equipa toda está de parabéns porque facilitámos a vida ao Ronaldo”.

 

Bruno Fernandes (jogador de Portugal): “Na seleção independentemente de quem joga o nível é altíssimo, sabemos a qualidade dos que jogaram e dos que ficaram de fora, até do Domingos Duarte que ficou na bancada. Chegar à seleção exige muita qualidade, e qualquer jogador que jogue demonstra essa qualidade. Hoje foi outra demonstração.

[Sobre o desgaste físico] Quem tem de pensar nisso é o mister, não somos nós. Jogue quem jogar, queremos sair de lá com uma vitória e tudo faremos.

[Sobre Ronaldo] Não temos muitas palavras para descrever o que se fala de fora. O que vemos no balneário é um Ronaldo muito motivado, hoje fez uma exibição tremenda e fez três golos, já é normal para ele.

[Sobre a possível saída do Sporting] Sinceramente, não vi nada nos jornais. Não estou minimamente preocupado, desde 2016 que estou no Sporting e se fala da saída. Estou lá, estou bem, a fazer o meu trabalho e o meu melhor. Tenho sonhos e gostava de os concretizar, mas não estou a pressionar nem tenho nenhum motivo. Estou bem, num clube que gosto e onde me sinto acarinhado. No dia que tiver de sair, sairei, e espero deixar uma boa recordação".

 

 

 

Por: Lusa