Presidente CCDRAlgarve
Parcimónia na utilização e Qualidade do Produto | Prova Cega de águas

13:22 - 14/11/2019 ALGARVE
No passado dia 7 de Novembro, quinta-feira, teve lugar na CCDRAlgarve em Faro, e a convite deste entidade, uma ação de sensibilização efetuada pela Águas do Algarve, onde foi, entre outros, desenvolvida uma interessante uma Prova Cega de águas para todos os colaboradores da CCDRAlgarve.

A sessão contou com duas intervenções/apresentação para todos os presentes, destacando-se os temas abaixo identificados:

- Importância da água

- Consumo de água de rede

- A água da torneira no Algarve: características, processos, valores e resultados de análises

- Uso eficiente da água

- Campanha “Use água com um pingo de consciência”

Seguidamente deu-se início à prova de águas. Colocaram-se diferentes marcas de água, incluindo a água da torneira, em jarros apenas identificados com números. Os participantes foram provar cada água e anotaram o nome da marca que julgavam ser a correspondente. No fim fez-se uma análise dos resultados. Concluiu-se que muitas pessoas ficaram agradavelmente surpreendidas com o sabor da água de rede.

Esta prova de águas teve como objetivo mostrar a qualidade da água da torneira, numa altura em que região se encontra em seca, apelando-se em simultânea ao consumo parcimonioso deste bem.

A água fornecida pela Águas do Algarve aos seus clientes, destaca-se pela sua excelente qualidade, suportada através do cumprimento das melhores práticas de operação e manutenção, sustentadas pela monitorização laboratorial de parâmetros acreditados. Para a monitorização da qualidade é utilizada uma rede de amostragens com cerca de 260 pontos de colheitas, num total de cerca de 96.000 determinações analíticas/ano. A Águas do Algarve consegue, assim, cumprir não só a legislação nacional aplicável, como também as orientações da Organização Mundial de Saúde, as especificações da Certificação em Segurança Alimentar, bem como as especificações da Certificação do produto água para consumo humano (https://www.aguasdoalgarve.pt/content/qualidade-da-agua)

Seja para consumo ou para as tarefas diárias, a água da torneira está sempre à nossa  disposição, nas quantidades de que necessitamos, à distância do simples gesto de abrir a torneira, assumindo um papel preponderante no nosso dia-a-dia e no nosso bem-estar. 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Mais uma vez se provou a segurança e qualidade da água de rede, numa ação que teve um impacto muito positivo junto dos colaboradores da CCDR.

 

Teresa Fernandes, Porta-Voz da Águas do Algarve