2.º Encontro de Escrita e Escritores do Algarve da Associação Cívica Tomaz Cabreira

16:13 - 12/11/2019 FARO
A Associação Cívica Tomaz Cabreira vai levar a efeito o 2.º Encontro de Escrita e Escritores do Algarve, no dia 17 de novembro, entre as 10:00 e as 17:30, no Museu Municipal de Faro.

Em parceria com as editoras da região, com o envolvimento da Direção Regional da Cultura e com o apoio do Museu Municipal de Faro. 

Programa:

10h: visita ao Museu

14h: «O poder da imagem»

Apresentação do livro de fotografia «Apontamentos fotográficos de Castelo Vide», por Diogo Margarido;

Apresentação do trailer do filme de João Rodrigues «Cavalos de Guerra»

Troca de impressões entre Diogo Margarido e João Rodrigues (biólogo marinho e fotojornalista National Geographic).

15h30 - Breve momento musical de piano e guitarra com Paula Rocha e Luís Fialho.

16h -  «O poder da palavra»

Conversa entre a escritora Lídia Jorge e o professor António Branco, moderada pela jornalista Rosa Veloso.

17h30 - fim do encontro

A Associação Cívica Tomaz Cabreira - Cidadania e Participação é uma associação sem fins lucrativos que tem por objeto «a intervenção cívica e a divulgação cultural», com sede na zona de Faro, a qual foi constituída em 29-01-2010, por um conjunto de pessoas interessadas sobre as questões da cultura e da participação dos cidadãos nas mais diversas áreas da sociedade.

De acordo com os respetivos Estatutos, esta Associação, visando a promoção dos ideais democráticos, aspira a uma participação ativa na «construção de uma sociedade livre, inclusiva e solidária», através da promoção e defesa da igualdade dos cidadãos e de uma cidadania ativa.

Efetivamente, Tomaz Cabreira, nascido em 23-01-1865, foi militar, professor e escritor, e também político, designadamente Ministro das Finanças de Portugal em 1914, tendo sido um homem intimamente ligado à implantação da República, e aos seus valores universais. Daí a inspiração nesta personagem, um algarvio de referência nacional, para a denominação desta Associação, cuja intervenção se pretende que seja de nível local e também global.

 

Por: Assoc.civica.tomazcabreira