3º Festival Spoken Word - Calceteiros de Letras

16:25 - 07/11/2019 FARO
O Ginásio Clube de Faro volta a trazer ao Algarve o que de melhor se faz a nível nacional na área do Spoken Word.
Dia 15.Nov (Sexta-feira), pelas 22H03, o festival abre com «A Gaveta da Pedra», projeto de Rogério Cão acompanhado por Tercio Nanook na Guitarra.
Em seguida o Poetry Slam Night com Nuno Piteira e Luís Perdigão.
 
O Poetry Slam é uma prática em torno da palavra, que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes, um
tempo limitado a 3 minutos para as suas apresentações, um público como júri que pontua cada apresentação de 0 a 10, a ausência de música e acessórios e a
atribuição de prémios simbólicos no final.
Não existem estilos ou temas adequados, existem várias linguagens possíveis, que variam com a diversidade dos participantesque fazem parte deste.
Dia 16.Nov (Sábado), pelas 22H03, POESIA 21  é uma seleção de 21 poetas portugueses e brasileiros contemporâneos para o século XXI da autoria do grupo de  promoção e mediação interdisciplinares de leitura «Experiment&art» fundado há 12anos por Paulo Pires e Sónia Pereira, juntando-se recentemente o pianista Carlos Boita.
 
Em seguida o projeto «ESTILHAÇOS» com Adolfo Luxúria Canibal, este projeto «Estilhaços» nasceu como espetáculo de spoken word em que Adolfo Luxúria Caniballia textos e poemas do seu livro homónimo, acompanhado ao piano e outros teclados por António Rafael. O formato deu origem à gravação do primeiro disco do projeto, homónimo, editado em 2006 pela Transporte de Animais Vivos.
Posteriormente, mantendo as mesmas características, passou a contar com a participação de Henrique Fernandes (contrabaixo).
 
Para quem quiser iniciar a arte de dizer poesia em público, poderão ainda no Sábado à tarde participar num Workshop de Poetry Slam, dinamizado por Nuno Piteira e Luís Perdigão, é a oportunidade perfeita – dia 16.Nov, pelas 15H00.
O Festival encerra dia 17.Nov, pelas 16H00, com os anfitriões Calceteiros de Letras e a presença de poetas convidados, músicos, dançarinos e outras surpresas,  de seguida o projeto «Somos Som» com Nuno Piteira e Luís Perdigão.
 
Este final de tarde culminará com a entrega da distinção Calceteiros de Letras (o vencedor será divulgado no próprio dia), que pela segunda vez vai ser entregue a uma entidade que ao longo dos anos tenha contribuído para a difusão de palavra e da poesia de forma criativa e original.
Este prémio vai ser criado e elaborada pelo artista João Frank, que é ainda o autor de video mapping que vai ser exibido na abertura de cada uma das sessões do Festival.
 
 
 
 
 
 
Por: Ginásio Clube Faro