Lendas e encantamentos algarvios em exposição no Museu Municipal

16:25 - 01/08/2019 OLHÃO
É inaugurada esta quinta feira, 1 de agosto, no Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo, a exposição itinerante Lendas e Encantamentos Algarvios. A mostra fica patente até ao final do mês.

O projeto Lendas e Encantamentos Algarvios é promovido pela Rede de Museus do Algarve (RMA), da qual o museu olhanense faz parte, e pretende valorizar o património oral algarvio, nomeadamente as lendas, expressão patrimonial imaterial integrante da identidade regional.

As lendas estão intrinsecamente relacionadas com a História das regiões e a sua identidade cultural, sendo uma manifestação oral transmitida de geração em geração que combina factos reais com factos fantasiosos, mas que se apresenta como sendo verdadeira ou fundada na realidade, estando associada a um lugar e tempo determinados.

O património oral é a expressão cultural de um povo e do seu modus vivendi, dando a conhecer o seu imaginário, cultura e tradições.

No âmbito do projeto de Educação para o Património Lendas e Encantamentos Algarvios, levado a cabo pelo Grupo Educação da RMA, cerca de 800 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, que frequentaram os jardins de Infância dos concelhos de Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, foram desafiadas a construir e a ilustrar as nossas lendas tendo como ponto de partida uma caixa.

Esta mostra é uma seleção desses trabalhos, que agora chega a Olhão.

 

Por: CM Olhão