Viagens pelo Mundo Romano e Entre dois Mundos no DiVaM

09:50 - 13/06/2019 ALGARVE
As Ruínas Romanas de Milreu irão acolher a palestra intitulada «Viajar no Mundo e entre as Gentes do Império Romano tardio: alguns relatos de viagens acerca do Mundo Mediterrânico antes da Idade Média», no próximo dia 14 de junho, pelas 18 horas.

A palestra será proferida por Paula Barata Dias (Professora da Universidade de Coimbra e Presidente da APEC – Associação Portuguesa de Estudos Clássicos).

No império romano tardio (sécs. IV-V), as viagens, por razões comerciais, religiosas ou pessoais, tornaram-se particularmente significativas, posto que, a breves passos se verificaria a incomunicabilidade entre as margens sul, norte, este e oeste do Mediterrâneo, fechando-se o ciclo do Mare Nostrum, que dura até aos dias de hoje. Nesta participação visitaremos alguns relatos – como a Descrição do Mundo e das Gentes (anónimo); A Peregrinação à Terra Santa (Egéria); e Narrativa do Regresso (Rutílio Namaciano), para demonstrar como o interesse e a curiosidade humanas pela diversidade se mantêm apesar de todas as contrariedades que as viagens em circunstâncias difíceis acarretam.

A presente palestra insere-se na 5ª edição do ciclo Amatores in situ e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.

No próximo domingo, dia 16 de junho, pelas 17 horas, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe irá ser palco do projeto "Entre dois mundos", um duo de guitarra e violino, com performance.

“Entre Dois Mundos” é um espetáculo no qual se estabelece um diálogo entre a música e o teatro e que resulta de um desafio lançado pela cravista Elsa Mathei aos músicos do Conservatório de Artes de Lagoa e à classe de teatro da escola ESPAMOL  (Lagoa) que irá permitir o cruzamento entre diferentes gerações com diferentes expectativas e vontades. Nesta relação interdisciplinar, o público é convidado a questionar a sua própria função enquanto espectador. Numa sociedade em que as regras e os códigos ditam o dia a dia, esta é uma viagem pelo "Artisticamente OBRIGATÓRIO" e pelo "Artisticamente PROIBIDO"...

Projeto que integra o ciclo Via.gen(E)s da Associação ARTIS XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa – AEAL.

Iniciativas integradas no DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.

Toda as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.

 

Por: DRCAlg